Ginástica abdominal hipopressiva

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Com a chegada do bom tempo, e com o verão à porta, qual é a mulher que não se preocupa com aquela barriguinha saída, que teima em se manter e incomodar, apesar de todos os esforços feitos para a eliminar?

Existe pois um método muito eficaz, para trabalhar esta zona do corpo, sem ser pelo método tradicional de fazer abdominais, pois estes fazem aumentar o efeito hiperpressivo sobre o abdómen, e podem favorecer a saída da barriga para fora.

O método de que falo, chama-se Ginástica abdominal hipopressiva, e é um exercício físico onde os músculos abdominais são contraídos num movimento de respiração com o diafragma, e que envolve também os músculos peitorais.

 

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Método de ginástica abdominal hipopressiva na posição sentada

 

Benefícios da ginástica abdominal hipopressiva:

– Diminuir a cintura

– Fortalecer os músculos abdominais

– Melhorar a postura

– Prevenir a incontinência urinária

– Evitar Hérnias discais, abdominais, e inguinais

– Melhorar a sensibilidade sexual

– Melhorar a função intestinal

 Eu costumo praticar este método em casa, mas aprendi a faze-lo de forma correta e segura nas muitas sessões de fisioterapia que fiz por causa de problemas lombares que me acompanham há anos.

Importa referir isto, pois não o faria por minha conta e risco, se não tivesse sido tão bem orientada nesse sentido pela minha fisioterapeuta. Depois de se  aprender a fazer este método, é só repetir, logo não há  problema em faze-lo  em casa.

Como fazer abdominais hipopressivos:

– Inspirar o máximo que conseguir até encher a barriga de ar, como se esta fosse um balão

– Expirar e encolher a barriga como se quisesse encostar o umbigo ás costas

– Contrair os músculos abdominais e permanecer nesta posição por 15 segundos

– Respire mantendo a barriga contraída por mais alguns segundos e depois relaxe

-Fazer 5 séries  de 15 segundos diariamente

Esta ginástica pode ser efetuada sentada, deitada, ou na posição de 4, logo deverá sempre faze-lo na forma mais confortável para si.

Com a prática regular deste exercício, é possível sim voltar a ter uma cintura definida e uma barriga tonificada…e além disso melhorar a sua saúde em outros aspetos, que não sejam apenas estéticos.

No entanto aconselho sempre a começar a praticar este exercício, com um  fisioterapeuta, ou outro qualquer  profissional na área da ginástica ou  pilates, com formação nesta prática, para depois poder faze-lo em segurança sempre que quiser.

5 thoughts on “Ginástica abdominal hipopressiva

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