10 dicas para acelerar o nosso metabolismo

Dicas-para-acelerar-o-metabolismo

Acelerar o metabolismo e queimar gordura é uma busca constante para muitas pessoas. Enquanto somos  jovens, o nosso metabolismo é rápido, por isso, na adolescência, muitos jovens comem sem parar e continuam magros. Depois dos 3o, o nosso organismo muda e torna-se mais difícil queimar as calorias daquilo que ingerimos, pois as células de gordura queimam menos caloria que as de músculo, a conhecida massa magra.

A boa notícia é que algumas mudanças nos nossos hábitos diários, principalmente na alimentação e exercício , podem ajudar  no processo de queimar calorias ao longo do dia. Ora vejamos:

10 dicas  para acelerar o nosso metabolismo

Refeições:  Devemos comer de 3 em 3 horas. O ideal  para deixar o nosso metabolismo acelerado, é  comer de 3 em 3 horas pequenas refeições ou lanches, com alimentos saudáveis, naturais e integrais, desde o momento em que acordamos  até a hora de ir para a cama. Comer em intervalos de tempo curtos e em poucas quantidades faz com que o nosso corpo se adapte a queimar aquilo que  consumimos.

Alguns alimentos que aceleram o metabolismo: Chamados de alimentos termogénicos, são muitos mas vamos dar alguns como exemplos: couve-de-bruxelas, espargos, espinafres, brócolos, lentilhas, cenoura, feijão, nozes, amendoins, cajus, amêndoas, sementes de girassol e abóbora, iogurtes magros, ovos, maçãs, citrinos, cereais integrais, salmão, carne magra e de aves, chá verde, café, chocolate preto, gengibre ,canela.

Tome sempre o pequeno almoço: Depois de uma noite de sono e de um longo período em jejum o nosso corpo precisa de combustível para acelerar o metabolismo. Tome sempre  o pequeno almoço até 1 hora depois de acordar e de preferência que este seja rico em nutrientes. Não tomar esta  refeição pode fazer com que  organismo fique lento e diminui a capacidade do  corpo em queimar gordura.

Água Gelada: Sabia que a água gelada pode ajudar a acelerar o metabolismo ? Pois é, acelera mesmo, simplesmente porque quando ingerimos  água gelada o nosso organismo tem que trabalhar mais para aquece-la, fazendo com que  metabolismo acelere.

Grãos Integrais: Fundamentais, podemos dizer ! comparados com outros alimentos com o mesmo número de calorias, os grãos integrais têm como vantagem o fato de ocuparem mais espaço no estomago. Eles também são mais difíceis de mastigar tornando o ato de comer mais difícil e podem aumentar a queima de gordura  em 10%. Devemos incluir na nossa alimentação arroz integral, cevada, aveia, entre outros.

Reduza o consumo de hidratos de carbono: O açúcar presente nos hidratos de carbono processados trazem ao nosso corpo calorias extras e muita gordura. Para manter o  metabolismo em movimento devemos comer alimentos saudáveis e refeições que incluam proteína.

A ceia é importante: Comer alguma coisa antes de dormir é importante para manter nosso metabolismo acelerado. Baixos níveis de açúcar no sangue fazem com que  tenhamos menos músculos, fazendo com que o nosso metabolismo seja lento.

Relaxar: Conte até 10 e evite o stress… o stress só nos faz mal, além de fazer mal á nossa cabeça, este liberta um hormônio chamado cortisol. Quando os níveis de cortisol estão muito altos no nosso organismo este inibe a capacidade do corpo em queimar gordura.

Praticar exercício : Praticar exercício físico é fundamental para que o nosso metabolismo se mantenha acelerado. O metabolismo acelera  até 25% quando  praticamos exercícios e  mantém-no acelerado até 15 horas depois de cada sessão de exercícios. Os exercícios cardiovasculares são cruciais para manter o metabolismo em pleno funcionamento, mas não  negligencie o treino de musculação, que é uma maneira poderosa de queimar gordura.

Dormir bem: Devemos dormir entre 7 a 8 horas por noite para acelerar o nosso  metabolismo. Diversos estudos mostram que quando dormimos menos do que isso e não descansamos o suficiente estamos sujeitos a ganhar peso.

 

One thought on “10 dicas para acelerar o nosso metabolismo

  1. lurdes teixeira says:

    precisava tanto do dormir bem… e quanto a água gelada é preciso ter cuidado não vá ela parar a digestão….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *