Máscaras de Argila – Benefícios para a pele

Máscara-de-Argila

As máscaras de argila são ótimas para os cuidados da nossa pele, e o seu uso em rituais de beleza, já vem desde  a antiguidade.

As diferentes argilas que podemos usar, possuem uma  alta concentração de alguns elementos que funcionam como um tratamento de choque para a pele, e  que ajudam a minimizar  vários tipos de problemas. A argila é natural e contém diversos oligoelementos, minerais como titânio, cobre, magnésio, zinco, cálcio, potássio, manganês, alumínio, sódio, lítio e ferro, além do silício, que é muito abundante na natureza. Os minerais das argilas, dependendo da sua concentração, potencializam alguns efeitos.

mascara_de_argila_1

Benefícios da argila

Além de tratamentos medicinais, a argila é usada em tratamentos estéticos para o corpo, pele e cabelo. Conheça alguns dos seus benefícios:

  • Favorece a reprodução celular, afinando o grão da pele e clareando-a.
  • Promove a esfoliação da pele e do couro cabeludo.
  • Absorve toxinas e impurezas.
  • Promove a reconstituição dos tecidos.
  • Faz desintoxicação capilar, facial e corporal.
  • Estimula o crescimento dos fios de cabelo, pois atua na circulação.
  • Elimina a oleosidade da pele e cabelo.
  • Elimina bactérias e tem efeito calmante.
  • Suaviza e amacia a pele.

Existem diferentes tipos  de argilas, que costumamos catologar por cores, sendo que cada uma  tem determinada composição, com concentrações diferentes de certos minerais. Logo, cada tipo é indicado para um problema de pele ou um tratamento específico.

argilas_sparclay_thumb[2]

Alguns dos diferentes tipos de Argila são:

ARGILA VERDE – A argila verde é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza. Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.

ARGILA BRANCA – A argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele. Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.

ARGILA ROSA –  A argila rosa é uma mistura da argila branca com  vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar. Ao mesmo tempo  que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.

ARGILA CINZA– A argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, que retarda o envelhecimento da pele. É reguladora da oleosidade do cabelo, é clareadora de manchas da pele e pode ajudar na redução do peso e medidas.

ARGILA PRETA  –A argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas. Tem ação anti-inflamatória, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixa percentagem de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamento de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor.

Como usar a argila:

  •  Antes da aplicação, a pele deve estar limpa e sem maquiagem.
  • Misturar uma colher de sopa de argila em pó (as mais fáceis de encontrar são a verde e a branca), com água mineral ou chá de camomila, até obter uma consistência pastosa e grossa.
  • Aplicar no rosto, evitando a região dos olhos e lábios. Se  usar  argila verde, vai sentir a pele repuxar e pinicar, e isso é normal. Deixe ficar na pele até estar completamente seca, e de seguida retirar com água. A pele pode ficar ligeiramente vermelha, pois a argila verde ativa a circulação.
  • Secar o rosto delicadamente e não usar cremes ou maquiagem nas duas horas seguintes.

 

 

6 thoughts on “Máscaras de Argila – Benefícios para a pele

  1. lurdes teixeira says:

    eu sempre fiz muitas mascaras de argila verde.. desconhecia a outras. mas preferia comprar as máscaras prontas a usar do que faze-las eu

  2. Lili Carmo says:

    Einaaa tantas kores sei ke havia de cor mas nao imaginava ke seriam tantas… Ke bom ke a argila tras beneficios á pele…
    Tenho ke fazer mais vezes mascaras ke deveria fazer mais… Gostei do post pois tem mta informacao interessante… Obrigada joia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *