Consumir leite: sim ou não?

Atualmente muito se tem falado no assunto… mas será que consumir leite e laticínios faz bem ou mal á saúde?

laticinios_1A Harvard School of Public Health,   lançou uma bomba no campo da nutrição, ao retirar da pirâmide alimentar os lacticínios e os seus derivados.

A equipa de investigação de Harvard está a estudar uma alimentação sã, livre dos lobbies da industria alimentar.

O motivo pelo qual decidiram limitar os lacticínios prende-se pelo facto de que o consumo de lacticínios e derivados poder aumentar significativamente o risco de cancro da próstata e dos ovários.

A investigação conduzida por Harvard conclui que a gordura saturada que se encontra nos lacticínios e os componentes químicos que são utilizados durante a sua produção, tornam-nos num alimento de alto risco.

Os lacticínios podem ser substituídos por legumes de folha verde, soja enriquecida e grãos de várias espécies, para substituir o cálcio.

Esta questão coloca em causa  a ideia que se tinha de que apenas o leite e os seus derivados nos poderiam fornecer o cálcio e que deviam assim, fazer parte da nossa alimentação.

Apesar de limitarem os lacticínios, mantiveram outros derivados animais e apesar de não apresentarem formas vegetais de proteína, sabemos que os legumes como os brócolos e os grãos contêm muita proteína. Conseguimos retirar o cálcio e a proteína que necessitamos sem utilizar lacticínios.

Desde que este assunto começou a ser abordado e defendido por muitos profissionais de saúde, nomeadamente médicos, que muita tinta tem corrido, com vozes a favor e muitas  contra.

Tem sido um tema polémico, pois se por um lado temos os lobbies de uma indústria a nível mundial, que tudo tem de fazer para defender os produtos que produzem e comercializam, e  incutir nas pessoas a convicção de  que necessitamos mesmo de consumir leite, para termos uma vida saudável e evitar uma série de problemas de saúde, por outro lado temos médicos e nutricionistas que nos tentam provar por a+b que o leite consumido  depois da infância, é prejudicial para a nossa  saúde. Sem esquecer que somos a única espécie que consome leite  proveniente de outras espécies.

Vamos lá saber quem tem razão…eu pessoalmente não faço ideia de quem a possa ter ou não. Não tenho conhecimentos técnicos e científicos suficientes para argumentar e defender esta ou aquela opinião em concreto, mas posso defender a minha opinião baseada apenas na minha experiencia pessoal!

Deixei de beber leite já lá vão 3 anos, não por ter qualquer alergia a este, ou qualquer problema de saúde associado ao seu consumo, mas apenas por um aconselhamento médico, e por opção pessoal, e a verdade é que não sinto a menor falta dele…

Pelo contrário, a partir do momento em que optei por o eliminar da minha alimentação, sinto que o meu organismo passou a funcionar melhor. A primeira diferença que senti ao fim de uns dias, foi que me senti menos inchada, parece que o meu corpo afinou, não sei explicar bem, mas senti-me muito mais leve. A verdade é que o intestino também passa a trabalhar melhor, o que ajuda  a sentir a tal sensação de leveza.

Claro que, como toda a vida nos foi incutida a ideia de que precisamos de consumir  leite, porque só este nos fornece o cálcio de que necessitamos, é necessário não descurar da nossa alimentação outros alimentos que são igualmente ricos em cálcio, e que servem de alternativa, como as verduras de cor verde escura, a linhaça, algumas leguminosas, sardinhas, salmão, etc…

Eu pessoalmente, sinto-me muito melhor, logo fico do lado, dos que defendem que não devemos consumir leite… no entanto e como sei que este tema é polémico, defendo que cada um é livre de fazer as suas escolhas, e sem que nada nos seja incutido, ou imposto.

Mas, a polémica vai com certeza continuar… com vozes a favor e vozes contra.

9 thoughts on “Consumir leite: sim ou não?

  1. Susana Galveias says:

    Excelente post! Um assunto muito atual. Em minha casa somos 4…3 já não bebem leite à vários anos, e o meu filho mais pequeno é que de vez em quando ainda lhe apetece e pede, mas gasto 1 ou 2 litros por semana. Eu já deixei de beber leite, simplesmente por opção, já deve ter feito uns 5 ou 6 anos. Mas…continuo a comer iogurtes (durante a semana 1 por dia) e queijo…eu, e todos lá em casa. Agora, será que o consumo de iogurtes e de queijo também fará muito mal? Beijo. Gostei muito deste post

  2. Susana Galveias says:

    A mim por acaso não foi nenhum médico, mas comecei a preferir o chá de manhã.
    Mas o consume de iogurte e queijo, não diminui….Hum…Não sei se deva deixar também!

  3. lurdes teixeira says:

    nos ultimos anos tem-se descoberto tanta coisa k n se deve comer k já não sei afinal o que se pode ou não… eu adoro queijo… e o leite acalma-me muito o estomago… portanto olha… continuo a comer e beber

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *