5 Dicas para reduzir a cintura

A cintura de muitas pessoas acumula gorduras e mesmo conseguindo emagrecer no geral, este sitio por vezes permanece intacto. São várias as razões, e não apenas alimentares: a falta de proteínas, problemas intestinais, tensão muscular etc. Neste artigo explicamos os pontos fundamentais para reduzir a cintura sem muitos sacrifícios, identificando a causa e resolvendo o problema de forma simples e natural.

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São descritas de seguida 5 dicas ou conselhos, para adotarmos  no nosso dia á dia, por forma a obtermos os resultados pretendidos:

1 -Intestino  inflamado

Muita gente sofre de prisão de ventre, ou outros distúrbios intestinais e não se apercebe que o alargamento da cintura, especialmente nas pessoas magras, pode ser causado por uma inflamação de órgãos. A constipação é muito comum hoje em dia em todas as pessoas que não sabem que devem evacuar tantas vezes quantas forem as refeições diárias. Por isso, a primeira medida a tomar é regular o intestino. Ao sentir prisão de ventre, realize os seguintes passos:

  • Comer alimentos ricos em fibras (frutas, verduras, legumes, cereais integrais etc.)
  • Tomar em jejum um copo de água quente com sumo de meio limão
  • Beber água entre refeições
  • Incluir sementes de linhaça na alimentação
  • Tomar um suplemento de magnésio

Por outro lado, em caso de diarreias frequentes:

  • Tomar chá verde
  • Comer gelatinas elaboradas com ágar-ágar
  • Avaliar a possível intolerância a lactose, glúten ou outros alimentos
  • Tratar também possíveis preocupações emocionais

2 – Ingerir hidratos de carbono ou proteínas?

Pão ao pequeno almoço, massas no almoço, mais pão para acompanhar, bolos para o lanche, pizza para o jantar… Hoje em dia, abusa-se muito de hidratos de carbono, que fornecem a energia para o resto do dia. Por outro lado, o seu consumo excessivo sem aproveitar essa energia faz com que se acumulem reservas, ou seja, gorduras. Além disso, se os hidratos de carbono forem refinados e não integrais, podem provocar a constipação e distensão abdominal. Então, é recomendável incluir uma boa e razoável quantidade de proteínas  em cada refeição. Isso queimará mais calorias e reduzirá a cintura.

Quais alimentos contêm proteínas?

  • Carne
  • Peixe
  • Ovos (principalmente claras)
  • Leite e laticínios
  • Legumes
  • Frutos secos
  • Cogumelos

3 -É melhor comer menos quantidade

O estomago adapta-se às quantidades fornecidas, e muitas vezes exageramos. É preciso que nos acostumemos a ficar sempre com um pouco de fome após as refeições, deixar de comer aquela colher a mais que se comeria, mesmo não tendo mais fome, quer para terminar o prato quer por gula. Esse sentimento passará rapidamente, já que foi comprovado que a fome tem duração de 15-20 minutos. Também é importante aprender a mastigar bem os alimentos, o que ajudará a comer menos, saciar antes e ter uma melhor digestão.

Outra maneira é ter o  acostume de beber uma infusão digestiva. Assim, o alargamento da cintura será evitado e o corpo  acostumar-se-á com a quantidade dada, sem ter de passar fome.

4 -Evitar beber bebidas com gás

As bebidas com gás prejudicam o corpo e também provocam o  inchaço, além de provocar eventualmente doenças cardiovasculares, conforme apontado por alguns estudos. Portanto, recomenda-se evitar ou reduzir o seu consumo. Além disso, em muitos casos, são também bebidas açucaradas, que engordam e afetam adversamente a nossa saúde.

5 -Sofrer de problemas nas costas

Vale ressaltar que algumas pessoas têm cintura muito larga em relação ao seu tamanho, mesmo emagrecendo, devido a problemas de postura. Por exemplo, as pessoas que sofrem de lordose ou escoliose (desvios da coluna vertebral para frente ou para um dos lados) podem ter mais massa muscular ou gordura no abdômen ou nos flancos, porque o corpo sente a necessidade de criar um apoio natural para adequar o peso do corpo que, de outro modo, ficaria muito desiquilibrado e desestabilizado. Será necessário realizar alguns  exercícios de reeducação postural ou alongamentos, yoga ou tai-chi. Os desportos bruscos em que o corpo pula são os menos recomendados, como a corrida ou a ginástica aeróbica.

One thought on “5 Dicas para reduzir a cintura

  1. lurdes teixeira says:

    é das coisas que mais gosto em mim.. sou gorda, mas sempre tive cintura.. tenho a forma da ampulheta hehe… mas tem que se ter muito cuidado sim.. e eu tenho a curva, mas depois a barriguinha está mais saliente

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