Receitas naturais para as manchas na pele

Uma das grandes preocupações actuais ao nível da estética, está relacionada com as manchas escuras que vão surgindo principalmente no nosso rosto, ao longo da vida, e que podem ser interpretadas como falta de cuidados, o que nem sempre é assim. Por mais cuidados que tenhamos, por vezes é inevitável o seu aparecimento, por via do envelhecimento da pele, e também da exposição solar.

image

Porque aparecem manchas escuras no rosto

Tais manchas devem-se ao excesso de pigmentação natural (melanina). Uma das causas mais comuns é a exposição ao sol, que produz manchas transitórias ou permanentes.

As formas das manchas do rosto (ou de qualquer parte da pele) mais frequentes são as pintas, sinais, sardas e os lentigos (ou manchas de envelhecimento). Ainda que não sejam perigosas para a saúde, muitas pessoas decidem retira-las, sendo um tratamento, portanto, de ordem estética.

Como evitar as manchas na pele

  • Proteger-se do sol, de preferência durante todo o ano, mas sobretudo nos meses de Verão. Nunca se expor ao sol sem usar um protetor solar com fator de proteção elevado contra raios UVA e UVB. Usar chapéu e óculos escuros.
  • Ter uma dieta saudável e equilibrada: comer muitas frutas e vegetais.
  • Beber, pelo menos, 6 copos de água por dia para manter a pele bem hidratada e também o organismo.
  • Lavar o rosto e hidratá-lo diariamente. Antes de ir dormir, retirar a maquiagem, limpar com água morna. Pela amanhã,  aplicar um bom hidratante.

Tratamentos naturais contra as manchas

  • Vinagre de maçã: umedecer o algodão no vinagre de maçã e aplicar todos os dias. Deixar atuar durante 20 minutos e lavar com bastante água.
  • Sumo de limão: é um remédio caseiro muito popular para retirar as manchas. No entanto, deve ter-se muito cuidado com a sua aplicação, a qual deve ser sempre feita á noite. Porque quando em contato com o sol pode causar mais manchas, obtendo o efeito contrário ao desejado.
  • Água oxigenada: é um branqueador realmente potente (também usado nos dentes). À noite submergir um algodão em água oxigenada (volume 10) e aplicar com toques suaves. O tratamento é de aproximadamente duas semanas, repetindo diariamente. Não esqueçer de lavar o rosto depois de aplicar.
  • Camomila: a infusão ou chá de camomila pode ser um bom adstringente ou tônico para clarear a pele. Deve-se usar depois de fazer uma limpeza facial profunda. Deve-se preparar um chá como de costume, deixar arrefecer e embeber o algodão na infusão. Aplicar no rosto. Não é necessário enxaguar, pois seca sozinho.
  • Aloe Vera :  outro dos infalíveis tratamentos de beleza e utilizado desde o Egito Antigo. Nutre e suaviza a pele. Cortar um talo de babosa (aloe vera) e retirar seu sumo (que parece mais uma geleia). Colocar nas regiões com manchas e deixar a atuar por 30 minutos. Retirar com água em seguida.

Estes são alguns dos exemplos de produtos naturais que nos podem auxiliar na tarefa de clareamento da pele. No entanto é de referir que em çertos casos em que as manchas são mais profundas estes podem não ser tão eficazes, sendo necessário recorrer a tratamentos médicos, para eliminar uma ou outra mancha mais persistente.

One thought on “Receitas naturais para as manchas na pele

  1. lurdes teixeira says:

    nunca associei os sinais a pele com manchas. não sei porque afinal tem toda a lógica. eu gosto dos meus sinais portanto não os quero disfarçados, mas é algo a ter em conta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *