5 Conselhos para prevenir e aliviar as varizes

As varizes e a sensação de peso e cansaço nas pernas afetam muitas mulheres, inclusivamente as que praticam desporto, e são o transtorno mais típico da insuficiência venosa crónica, que consiste na falta de capacidade das veias para fazer um adequado retorno do sangue ao coração.

varizes-prevencao-tratamento-1

Eis alguns conselhos para prevenir a insuficiência venosa e as varizes:

1 – Tanto o excesso de peso como a prisão de ventre podem afetar a circulação, logo para prevenir é essencial ter uma alimentação rica em fibras, frutas e verduras.

2 – Não ficar quieta, de pé ou sentada, durante longos períodos de tempo. Se o seu trabalho obriga a isso, procure fazer pausas frequentes, levantar-se e dar alguns passos. Nas viagens longas tentar manter pernas e pés em movimento, sempre que possível.

3 – É melhor o duche que o banho. Sempre que puder ative a circulação, alternando duches não excessivamente quentes ( 38º no máximo ), com duches frios nas pernas. E ao finalizar aplicar água fria nos gémeos em sentido ascendente.

4 – Evitar a roupa apertada, que dificulta o retorno venoso, e os ambientes demasiado quentes, bem como fontes de calor intenso: Saunas, depilação com cera quente, sol…uma vez que estimulam a dilatação das veias e o aparecimento de varizes.

5 – O exercício é essencial para prevenir as varizes mas se já é tarde demais recomendamos as atividades de baixo impacto, como a natação ou o ciclismo, em vez dos exercícios com impacto como a corrida que podem ser dolorosos se as veias das suas pernas já se encontram dilatadas.

One thought on “5 Conselhos para prevenir e aliviar as varizes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *