Benefícios de tomar banho de água fria

image

No inverno não deve passar pela cabeça de ninguém deixar de tomar o seu banho quentinho, para se meter debaixo de água fria, por mais benefícios que isso traga… no entanto e atendendo a que estamos no Verão, e o calor já se faz sentir, é uma boa ocasião para pensar nisto: tomar banho com água fria!

Se gradualmente, nos formos habituando a arrefecer um pouco a água do banho, o nosso corpo habituar-se-á á descida da temperatura e passa as ser menos sofrido levar com água fria em cima do pelo, e claro os benefícios são notórios.

Melhora a circulação sanguínea

Quando o nosso corpo é exposto a água fria, beneficia com isso, pois o sangue circula mais rápido até aos órgãos internos e aos tecidos.

Aumenta a  nossa energia

Quando tomamos banho com água fria a sensação de frescura, rejuvenescimento e energia é sem dúvida maior. Depressa, sentimos que o cansaço acumulado desaparece como  que por magia.

Deixa o cabelo mais bonito e mais saudável

Lavar o cabelo com água fria, da-lhe um brilho extra, fecha as cutículas, e faz com que fique menos oleoso, pois ao contrário, a água quente, faz aumentar a produção de sebo no couro cabeludo.

Pele mais fresca e saudável

Tomar banho com água quente,  lava ou remove a gordura natural da superfície de nossa pele. Logo, os banhos quentes tendem a ressecar a pele, o que fica evidente pois esta fica com  falta de brilho, seca e muitas vezes a descamar mesmo.

Fortalece o sistema imunológico

A água fria faz com que o corpo reaja estimulando o  nosso metabolismo e o nosso sistema imunológico. Logo torna-se   mais fácil combater as infeções causadas por vírus, por exemplo.

Combate a depressão

Tomar um banho com água fria ajuda a produzir uma sensação de bem-estar, combatendo a depressão e demais estados depressivos. Isto porque a água fria ajuda a produzir  noradrenalina no cérebro, uma substância que é estimulante.

Contraindicações

Mas nem tudo são coisas boas, as pessoas que têm problemas cardíacos devem consultar o médico antes de optar por tomar banhos frios. O aumento da circulação sanguínea nos órgãos internos pode provocar algumas alterações no sistema circulatório, e em vez de benefícios pode trazer problemas.

Também as pessoas com febre e as mulheres grávidas devem ter a mesma precaução.

No entanto, e apesar destas poucas contraindicações, porque não experimentar de vez em quando um banho frio?

One thought on “Benefícios de tomar banho de água fria

  1. lurdes teixeira says:

    tinha um vizinho que estivesse que temperatura estivesse, o banho era sempre de agua fria.. eu arrepiava-me toa só de pensar.. no verão ainda vai… mas gosto tanto de agua quente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *