Receitas caseiras para ter dentes brancos

Atualmente está na moda ir ao dentista para efetuar tratamentos  que nos  deixam os dentes brancos e reluzentes. No entanto, estes tratamentos geralmente são realizados com produtos invasivos que acabam por danificar o esmalte dos dentes, um dano que muitas vezes é irreversível.

image

Na minha modesta opinião, para além destes tratamentos serem muito dispendiosos, e se o caso não for muito complicado de resolver, não vale a pena chegarmos a um ponto tão extremo. Se o que queremos é ter dentes brancos, podemos faze-lo com alguns produtos naturais, e com excelentes resultados, e dos quais iremos falar neste artigo. Os efeitos não são tão imediatos, não é como entrar no dentista com os dentes escuros e sair de lá com eles branquinhos… mas para além de pouparmos algum dinheiro, o risco de danos no esmalte é mínimo, pois estamos a falar de produtos naturais.

Todos sabemos que bebidas como o café, o chá e os refrigerantes estão no topo da lista de produtos que mancham os dentes. O tabaco e uma má higiene oral também ajudam a prejudicar os dentes, e fazer com que fiquem com manchas escuras, logo devemos evitar tudo isto.

Por outro lado, existem  alimentos que nos ajudam a manter os dentes brancos. De entre as principais frutas e vegetais que desempenham esse papel, temos as peras, maçãs, cenouras, pepinos, couve-flor, alface, brócolos e espinafre.

RECEITAS CASEIRAS PARA TER DENTES BRANCOS

– Misture duas colheres de sopa de água oxigenada (10 volumes) com uma colher de sopa de água. Embeba um pequeno algodão nessa mistura e esfregue-o suavemente sobre os dentes manchados. Bochechar com muita água.

– Esfregue os dentes com a parte interna de uma casca de laranja durante aproximadamente 45 segundos. A parte branca da laranja, localizada entre a casca e os gomos, contém substâncias capazes de branquear os dentes. Meia hora depois de seguir essa dica, lave os dentes.

Comer  diariamente uma de maçã. Esta fruta serve para fortalecer as gengivas e ao mesmo tempo branquear os dentes.

– Esfregue os dentes com a parte de dentro  de uma casca de banana,  aproximadamente por dois minutos. Esse procedimento pode ser realizado quantas vezes quiser ao longo do dia. A casca da banana contém ácido salicílico, que exerce um excelente papel para branquear o esmalte dos dentes.

– Misture meia chávena de levedura de cerveja com duas colheres de sopa de sal até formar uma pasta. Escove os dentes com esta mistura.

– Prepare uma pasta com morango e bicarbonato de sódio. Os dois atuam como agentes branqueadores naturais. Basta amassar um morango e misturar com um pouco de  bicarbonato, depois é só  aplicar este preparado nos dentes e deixar a atuar durante 20 minutos para por fim enxaguar. Espere mais 30 minutos e lave os dentes normalmente. Atenção: não deve abusar  desta receita (se possível, use-a apenas uma vez por semana ou de quinze em quinze dias);

– Usar Bicarbonato de sódio para branquear os dentes

image

Este é  de entre todos os tratamentos naturais acima mencionados, o mais eficaz, sendo também o mais ecológico e saudável para os dentes.

Para utiliza-lo, basta misturar ¼ de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio num recipiente e humedecer a escova de dentes com água da torneira. Depois mergulhe a escova no bicarbonato para que esta  absorva a mistura e passe a escova   normalmente nos dentes sem fazer muita pressão.

Se colocarmos grandes quantidades da mistura é possível que tenha um efeito salgado ou ácido na boca, mas, não é motivo para preocupação, basta enxaguar a boca com água.

Este método deve ser usado poucas vezes no mês, já que o uso excessivo de bicarbonato pode danificar o esmalte dos dentes. Também devemos ter em conta  que deve ser utilizada a quantidade correta de bicarbonato e ter algum  cuidado com a sua aplicação.

É recomendado o uso desta receita 1 vez por semana, e ir  diminuindo a frequência até o fazer apenas uma  vez por mês.

COMO CONCLUSÃO, PARA TER UNS DENTES BRANCOS DEVEMOS:

  • Manter a boca sempre limpa;
  • Não escovar os dentes com força;
  • Utilizar sempre o fio dental;
  • Deixar de fumar;
  • Reduzir o consumo de café, chás e refrigerantes.

2 thoughts on “Receitas caseiras para ter dentes brancos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *