A IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA DIÁRIA DA PELE # Parte 1

Limpar diariamente a pele é tão importante, como hidrata-la, nutri-la  ou trata-la, pois uma pele bonita e saudável começa com uma pele limpa…

pele-limpa

A limpeza é o primeiro passo para uma boa aparência, e para uma boa eficácia dos produtos que vamos aplicar de seguida.

Como deve ser a rotina perfeita de limpeza da pele

Para que a pele se mantenha saudável, devemos limpa-la convenientemente 2 vezes por dia. Ao levantar,  antes de aplicar qualquer creme ou maquilhagem, para eliminar as células mortas, e a oleosidade natural da pele produzida durante a noite. Antes de deitar, para retirar a maquilhagem que foi usada durante o dia, e toda a sujidade acumulada durante o dia. E mesmo que não use maquilhagem, deve sempre limpar o rosto, pois basta a poluição do ar, e até mesmo a oleosidade natural que produzimos  e que entope os poros,  acumulando sujidade, mesmo que esta não seja visível.

O que acontece se não limparmos corretamente a pele

Quando não limpamos a pele para retirar a maquilhagem no fim do dia, os pigmentos que compõem a maquilhagem, ficam na superfície da pele, impedindo que esta respire e  acumulam toxinas. A mesma coisa acontece com as poeiras derivadas da poluição do dia a dia, que entopem os poros e podem provocar o aparecimento de acne, pontos negros e outras imperfeições. Para além disso uma pele que não é limpa, não tem brilho natural, não tem um aspeto saudável, e nem a maquilhagem se funde bem com pele.

Qual o desmaquilhante  ideal para cada tipo de pele

As peles não são todas iguais, logo cada uma apresenta necessidades diferentes quer ao nível dos cremes ou séruns que usamos, e o mesmo se aplica na sua limpeza.

Existem desmaquilhantes com diferentes texturas, para se adequarem aos diferentes tipos de peles:

  • Pele normal: Podem ser cremosos, líquidos, em gel ou bifásicos
  • Pele Seca: Textura cremosa ou em mousse
  • Pele mista ou oleosa: Produtos líquidos ou em gel, livres de óleo. Não use bifásicos
  • Pele Sensível: Evitar produtos com perfume, pois podem causar alergia. Apostar em águas micelares, que limpam e acalmam a pele. Para além disso as águas micelares podem ser usados em todos os tipos de pele.

Depois da limpeza é importante passar tónico em loção, para ajudar a eliminar os últimos resíduos de sujidade, e fechar temporariamente os poros. No entanto existem produtos, 2 em 1, que já incluem  a loção adstringente na sua composição, o que nos facilita muito.

Quanto a desmaquilhar   os olhos, sendo esta zona a mais sensível do rosto, deve ser feita com produtos específicos para esta zona. Devem ser suaves, para não agredir a pele, e ao mesmo tempo eficazes para eliminar a maquilhagem dos olhos, muitas vezes difícil de remover. No entanto alguns dos produtos para limpar o rosto, também são indicados para desmaquilhar os olhos, o que é ótimo, pois com um só produtos podemos fazer a tarefa toda.

Não devemos no entanto falar de limpeza da pele, sem fazer referência à exfoliação, que é muito importante para manter uma pele saudável e bonita. Deve ser feita pelo menos uma vez por semana, para eliminar as células mortas da pele e deixa-la preparada para receber os produtos de tratamentos como anti rugas, séruns, ou simples hidratantes.

imagesb

Como conclusão:

Cuide bem da sua pele, limpe-a todos os dias  2 vezes por dia, e não mais do que isso, pois limpeza em excesso pode fragiliza-la. Mime-a com os produtos adequados às suas necessidades, e terá uma pele com aparência saudável, com brilho natural, e dessa forma evitará o envelhecimento  precoce.

Na parte 2, falarei sobre alguns dos desmaquilhantes e produtos de limpeza da pele. Aguarde pela sua publicação…

 

3 thoughts on “A IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA DIÁRIA DA PELE # Parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *