Nova estação – Cuidar de nós por fora e por dentro

Apesar de no calendário, oficialmente ainda estarmos no Verão, a verdade é que com esta mudança repentina no tempo, e a chegada desta chuva intensa, cada vez mais começamos a pensar que estamos mesmo, mesmo a entrar no  Outono, ainda que venhamos a ter um ou outro dia de calor . Para além disso o fim das férias, das idas á praia, dos dias longos, e o regresso ás nossas rotinas, como o trabalho, e o começo da escola dos nossos filhos, indicam mesmo que estamos a entrar noutra estação…

image

Logo, é altura de fazermos algumas alterações nos nossos hábitos, outros devem ser mantidos, tratarmos de nós, e das nossas casas, mudar o nosso guarda roupa, ou seja prepararmo-nos para entrar em grande estilo nesta estação nova.

Quanto a cuidar de nós, por fora e por dentro, temos de ter em conta vários  aspetos :

imageCABELO

Cortar o cabelo, para mudar radicalmente  de visual, ou apenas para limpar as pontas secas e espigadas. Fazer uma hidratação profunda no cabelo, que pode ser feita por profissionais, ou então em casa pois existem excelentes produtos para o efeito. Fazer uma nova coloração, para nos livrarmos do cabelo amarelo que o verão nos deixou, ou simplesmente  para mudar de visual, que faz tão bem à nossa auto estima. A época do Outono é também propícia à queda de cabelo, sendo muito acentuada em algumas pessoas, logo é recomendado começar de imediato por trava-la começando a tomar suplementos específicos para este problema.

imageROSTO

Fazer uma limpeza profunda na  pele do nosso rosto, por forma a eliminar as células mortas, hidratar profundamente a pele e devolver o brilho ao nosso rosto. Para quem não o pode fazer numa esteticista, deve exfoliar a pele pelo menos uma vez por semana, e fazer  mascaras de beleza  em casa, de acordo com o tipo de pele que tem. Devemos ainda mudar ou adaptar os produtos de cuidado diário ao clima, pois com a aproximação do tempo frio, a pele tem tendência a ficar mais seca, logo devemos usar produtos mais hidratantes do que usamos no verão e dar uso a óleos maravilhosos que existem no mercado, para hidratar profundamente e tratar a nossa pele. As senhoras mais maduras devem sempre usar um bom produto anti idade, para proteger o rosto contra o envelhecimento, sem nunca esquecer o contorno dos olhos que necessita de cuidados especiais.

imagePROTEÇÃO SOLAR DE ROSTO

Muito importante, é a proteção solar do rosto contra os raios UVA, que são os responsáveis pelo envelhecimento da pele. Mesmo no inverno, e mesmo a chover ou com o tempo nebulado o sol está lá sempre e os raios UVA penetram profundamente na nossa pele todos os dias do ano, atingindo as camadas mais profundas da pele. Vou reforçar, este é um cuidado fundamental, para mim talvez o mais importante para evitar o envelhecimento da pele, o aparecimento de manchas, e até mesmo casos de cancro da pele. Por isso nunca dispense durante todo o ano, mesmo no inverno o protetor solar no rosto, com um índice SPF de 30 para cima.

imageTRATAR PROBLEMAS DE PELE

Para quem tem problemas de pele, como manchas escuras que costumam ficar mais visíveis no verão, acne, ou outro tipo de patologias, e precisa ou costuma fazer tratamentos médicos, como pelings, uso de hidroquinona, ou uso de ácidos como o ácido retinoico, é no Outono que se devem iniciar os tratamentos. São tratamentos que só fazem efeito se usados durante alguns meses seguidos, e o Verão é de todo desaconselhado para o uso destes tratamentos, por causa do sol intenso, que pode em vez de tratar, agravar os problemas. Daí estes serem feitos no Outono e Inverno quando o sol não provoca tantos danos… mas sempre com uso diário de protetor solar ( mas disso eu já falei no ponto anterior ).

imageCORPO

Quanto á pele do corpo, que andou meio descoberta durante o verão, e que tão bem fomos hidratando, e dando uso a produtos reafirmantes e anti celulite,  não deve ser de forma nenhuma ser descurada, pois mesmo com roupa do pescoço até aos pés, devemos sempre continuar a hidrata-la  e a refirma-lo todos os dias após o banho, e fazer pelo menos uma vez por semana uma exfoliação corporal. É importante tratar da pele do corpo todo o ano, para evitar o envelhecimento desta e a perda de firmeza, e para além disso  quando chegar o próximo Verão, teremos uma pele bonita e cuidada. Se tiver  celulite muito visível e acentuada, deve trata-la todo o ano, e não só na altura do Verão, pois caso contrário nunca verá resultados.

imageSAÚDE GERAL

Para além de tratar a parte estética e visível, devemos aproveitar o início da nova estação para fazer uma consulta ao nosso médico, e pedir exames e análises de rotina, pois por mais que não tenhamos qualquer sintoma de alarme, existem problemas de saúde silenciosos e que se diagnosticados e  tratados a tempo evitam graves problemas futuros. Não esquecer de controlar os níveis de colesterol, triglicéridos e de açúcar  no sangue.

imageEXERCÍCIO FISICO

Também é importante continuar a fazer exercício físico… Se este  não puder ser feito ao ar livre como as caminhadas ou corrida por causa do mau tempo, deve ser  feito em ginásios, que cada vez mais, têm programas atrativos e a baixo custo. Também podemos fazer exercício em casa, desde que exista motivação, e os aparelhos necessários, como por exemplo uma bicicleta estática ou elíptica.  O importante mesmo é mexermo-nos para nos sentirmos bem e ter uma saúde de ferro.

imageALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

E por fim, mas de extrema  importância… se no Verão é costume termos hábitos alimentares mais saudáveis, com um maior consumo de refeições leves, legumes e fruta, é essencial continuar a fazê-lo no Inverno, e evitar os excessos, mesmo em épocas festivas, para não termos de fazer dieta cada vez que começa a primavera, e que notamos aqueles quilos a mais. Muito importante também é beber cerca de 2 litros de água por dia, o que por vezes se torna difícil, por no Inverno não termos tanta sede como no Verão…. mas nesse caso podemos ajudar com o consumo de chás, que também servem para hidratar o organismo, para além de todos os outros benefícios que possuem.

One thought on “Nova estação – Cuidar de nós por fora e por dentro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *