Poros dilatados – saiba o que fazer

Os poros dilatados são um tormento para quem tem a pele oleosa, e normalmente são mais visíveis na zona T, na testa , nariz e queixo, zonas que acumulam mais oleosidade, e que de certa forma se podem agravar com o calor. Os poros  dilatam-se devido ao aumento das glândulas sebáceas e da secreção de sebo. No entanto os poros dilatados podem não der exclusivos apenas das peles oleosas…

GSGS131021

Quais as causas dos poros dilatados:

Idade: Ao envelhecermos, a nossa pele perde  elasticidade, o que faz com que os poros fiquem mais evidentes. A exposição ao sol, naturalmente acumulada com a idade, também aumenta o tamanho dos poros.

Pele oleosa: As pessoas que têm naturalmente a pele oleosa têm com mais frequência os poros dilatados. Isso acontece porque o óleo e as células mortas que se depositam ao redor dos poros fazem com que essa pele em redor  dos poros fique inchada, fazendo com que estes  pareçam maiores do que realmente são.

Hereditariedade:  Os poros dilatados também podem acontecer por predisposição genética. Se  um dos nossos pais tiver os  poros dilatados, existe uma probabilidade maior de também os vir a ter.

Se a mesma pessoa juntar estes 3 factores, terá poros dilatados na certa.

Cuidados a ter para melhorar os poros dilatados:

  • Lave bem o rosto todos os dias com água morna e produtos de limpeza específicos para pele oleosa.
  • Depois de terminar a limpeza, hidrate bem a pele.
  • Faça uma esfoliação em casa duas vezes por semana, para remover o sebo e as células mortas.
  • Evite maquilhagem em excesso e retire-a sempre antes de ir para a cama.
  • Antes da maquilhagem aplique sempre um primer para proteger a pele e fechar os poros.
  • Faça uma alimentação saudável, afinal a beleza vem de dentro para fora.
  • Faça máscaras de argila verde ou branca uma vez por semana, estas hidratam a pele, reduzem a oleosidade e fecham os poros.
  • Se achar necessário consulte um dermatologista, e faça uma limpeza profunda ou um tratamento a lazer em casos mais severos.

Existem produtos específicos que ajudam a fechar os poros, e tratamentos como o microdermoabrazão, a luz pulsada ou o lazer, que  ajudam  a melhorar o estado da pele com poros muito dilatados, e que dificilmente conseguimos atenuar com os conselhos indicados acima, mas para isso nada melhor do que consultar  um dermatologista para nos indicar  o melhor tratamento.

Também o ácido retinoíco é excelente para resolver este problema, pois faz descamar a pele suavemente, refinando os poros. É um método simples e eficiente para fechar os poros e dar um aspeto aveludado à pele.

E por aqui alguém conhece um método eficaz para fechar os poros dilatados?

 

5 thoughts on “Poros dilatados – saiba o que fazer

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *