Ajuda na hora da maquilhagem – dedos, pincel ou esponja…

Na hora da maquilhagem são vários os utensílios que podemos usar para nos ajudar nessa tarefa, e por vezes é difícil escolher qual o melhor e para que fim. Existem pinceis de diversos tamanhos e feitios, e para diversos fins. Para além disso temos ainda as esponjas, cotonetes e algodão… sem esquecer a ajuda preciosa dos nossos dedos.

collage

No entanto a escolha sobre o aplicador para cada cosmético, é uma opção pessoal, e depende do gosto de cada uma.

Vamos ver algumas das opções:

Dedos: dificilmente não temos a tentação de os usar para finalizar o corretor, ou até mesmo para passar nas pálpebras depois de usar a sombra. São ótimos também para passar o  batom, com um  ar mais natural. Independentemente  dos apetrechos que utilizamos na hora da maquilhagem, os dedos podem fazê-la toda sem qualquer ajuda, pois até mesmo para espalhar a base ou o bb Cream, os dedos são excelentes, e eu uso-os com muita frequência.

Existem especialistas que defendem que  o calor e o óleo naturais dos dedos beneficiam a aplicação dos cosméticos, sendo que cada um dos cinco dedos desempenha um papel diferente.

O dedo mindinho é perfeito para os cantinhos. Com ele, o iluminador é usado com mais precisão. Já a suavidade do dedo anelar proporciona um toque indicado para regiões sensíveis. Use-o na hora de aplicar corretor nas olheiras, borbulhas e outras marcas. O mais forte de todos, o dedo do meio, molda a maquilhagem do olho. É excelente para esfumar a sombra. O dedo indicador, forte e suave também é ótimo para espalhar a sombra. Para acabar temos  o polegar que pode ser usado  nos  lábios para tirar o excesso de batom.

Pincel: sem dúvida é o que oferece mais opções. “Para pele, olhos e boca” . Existe um para cada detalhe da maquilhagem que você possa imaginar e as possibilidades são infinitas. Vale a pena  investir na qualidade dos pinceis, que para além de durarem anos, podem contribuir significativamente para um acabamento mais preciso da maquilhagem. Mas aqui não me vou alongar mais, pois a quantidade de pinceis é tanta que dificilmente conseguiria descreve-los a todos.

Esponja: as mais comuns são as de látex ou de espuma. As primeiras são para os cosméticos líquidos, cremosos e pastosos. Ótimas para a base e  o corretor. As outras servem para aplicar o  pó. Elas possuem diferentes formatos (triângulo, losango, redonda e oval) para funções específicas. Os triângulos, por exemplo, são indicados para o corretor no canto dos olhos e nas dobras da boca e nariz. Outra função das esponjas é limpar os excessos de produtos.

Cotonete: mais usado para corrigir a máscara de olhos que borrou, ou quando o lápis escorrega… e até mesmo  o excesso de sombra.  O cotonete, no entanto, serve também para esfumar a sombra nos olhos. Também podem ser usados para passar batom ou tirar a oleosidade e a humidade dos olhos antes de aplicar o lápis. Existem cotonetes específicos para maquilhagem, com um dos lados mais pontiagudos.

Algodão: eles não servem propriamente para aplicar a maquilhagem, mas são indispensáveis na hora de a retirar . Prefira os  discos, pois o algodão normal solta muitos pelos. Uma dica é humedecer um pouco um disco de algodão com desmaquilhante para olhos e colocar sobre estes. Deixar uns segundos, e  não esfregar para evitar que as pestanas caiam junto com a máscara. Para além dos olhos, servem para limpar todo o rosto e pescoço, quando usamos leite desmaquilhante, ou água micelar por exemplo.

Pois é, com tanta oferta por vezes é difícil saber que utensílio usar, mas na dúvida, quando se estiver a maquilhar os dedos ajudam e muito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *