Dicas para limpar diversas nódoas

Nós mulheres e donas de casa, sabemos o quanto por vezes é difícil limpar nódoas das nossa roupas, e da dos nossos filhos…No entanto para cada tipo de nódoa existem produtos que podem dar uma grande ajuda nessa tarefa, desde que usados corretamente.

collage nodoas (640x640)

Para uma limpeza eficaz, é muito importante  detectar rapidamente a nódoa, sem a deixar secar. Para que os resultados sejam os melhores, é fundamental utilizar sempre o processo adequado, caso contrário, eliminar a nódoa pode tornar-se uma tarefa difícil ou até impossível.

Vejamos agora alguns exemplos de nódoas e como removê-las: 

Cosméticos e maquilhagem

Os diferentes tipos de maquilhagem, requerem diferentes soluções. Atue de imediato, e se estiver fora de casa, tente limpar a nódoa com um toalhete. Nas nódoas recentes e pequenas, esta solução pode ser suficiente.

  • Batom, máscara de pestanas e delineador de olhos: água morna e detergente da loiça.
  • Base: água oxigenada ou produto de pré-lavagem à base de oxigénio ativo.
  • Blush, sombra para olhos e pó facial: detergente de roupa líquido.
  • Verniz para as unhas: acetona.

Café e Chá

Enxaguar em água tépida, e colocar de molho numa solução de detergente da loiça, ou de perborato de sódio. Para finalizar lavar normalmente. Caso a nódoa persista, esfregue com sabão em barra e deixe ao sol a corar.

Chocolate

Mergulhe em água fria e detergente com perborato de sódio. Também se pode usar um produto de pré-tratamento à base de oxigénio activo ( tipo vanish ).

Vinho

Deve-se atuar imediatamente antes da nódoa secar. Absorva o máximo de líquido possível, mas sem esfregar. Pulverize a nódoa com vinho branco ou água oxigenada, e absorva com um pano limpo. Repetir o processo até as nódoas desaparecerem. As manchas mais persistentes podem ser tratadas com um produto à base de oxigénio ativo, ou então podem ser branqueadas com lixívia, se o tecido o permitir ou for branco.

Transpiração

Para roupa branca use uma solução de bicarbonato de sódio, água oxigenada e água fria em partes iguais. Esfregue  as zonas afetadas com essa mistura e deixe actuar cerca de 30 minutos. Enxague e lave normalmente. Nos tecidos com tendência a desbotar, aplique uma esponja com uma solução de vinho branco, e enxague antes de lavar.

Sangue

Estas nódoas podem ser difíceis de remover. É necessário atuar rapidamente e não deixar a nódoa secar. Também não se deve usar água quente, pois iria ajudar a fixar a nódoa. O melhor é passar um algodão embebido em água oxigenada. Em alternativa mergulhe os tecidos em água fria com uma mão cheia de sal, ou numa solução diluída de vinho branco. De seguida lavar normalmente.

Sumo de fruta

Absorva imediatamente, usando papel de cozinha, ou um pano branco. Passe uma esponja com água fria e, de seguida uma mistura de detergente da loiça, vinagre e água fria. Esfregue do exterior para o centro da nódoa. Passe com um pano húmido e repita, se necessário. Para tecidos claros, pode recorrer a uma solução de perborato de sódio ou a um produto de pré -tratamento à base de oxigénio ativo.

Tinta

Manter as manchas de tinta húmidas com algodão embebido em água fria, mas com cuidado para não espalhar. De seguida, passe com um algodão embebido em álcool puro, ou sumo de limão. Coloque outro algodão grande e seco debaixo da peça de roupa. As manchas que ficarem em tecidos brancos de algodão, podem limpar-se com água e um pouco de lixívia.

Perfume

Enxague imediatamente. Mergulhe as nódoas secas numa solução de glicerina ( misturar em partes iguais glicerina e água ). Deixe atuar durante pelo menos uma hora. Depois lave normalmente.

Pastilha elástica

Coloque as peças de roupa dentro de um saco de plástico no frigorifico, para que a pastilha endureça. Para a retirar, raspe com cuidado.

Gordura

Absorva de imediato a gordura derramada. Polvilhe a nódoa com pó de talco e aguarde que a restante gordura seja absorvida. Depois escove ou aspire.

Ferrugem

Aplique sumo de limão e cubra com uma pequena camada de sal fino. Deixe atuar durante uma hora ou até secar, passe por água fria e quando a nódoa estiver completamente removida, lave normalmente.

Como podem ver existem diversas formas de limpar as nódoas, e para além das descritas com certeza existem outras, mas o importante mesmo é tratarmos bem das nossas roupas.

6 thoughts on “Dicas para limpar diversas nódoas

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *