Ácido Retinoíco – o segredo para uma pele Jovem e renovada

Alguém por aqui sabe o que é ácido retinoíco, tretínoina ou retinol?

24062013105003topoestetica

Todos servem para o tratamento da pele, e são todos derivados da vitamina A... o ácido retinoico e a tretinoina são a mesma coisa, consistem numa forma oxidada de vitamina A, e como a sua concentração é elevada, é considerado um medicamento, devendo o seu uso ser recomendado e orientado pelo dermatologista.

O retinol é também um derivado da vitamina A, mas com uma concentração menor, e como é mais fraquinho, é usado com frequência na composição de cosméticos com ação antienvelhecimento de compra livre.

Mas hoje vou focar-me no ácido retinoíco, pois desde que o comecei a usar, acho que é maravilhoso aquilo que faz pela minha pele. Na verdade  ele é mais prescrito pelos médicos para combater o acne, mas os seus benefícios não ficam por aí. É um excelente produto anti-envelhecimento, pois ao estimular a produção de colagénio, diminui as rugas, linhas de expressão, manchas, marcas de acne, oleosidade, poros abertos, perda de firmeza…enfim, atua como um peeling, e renova a pele por completo.

No entanto é preciso usá-lo com alguma contenção e precaução, pois pode provocar sensibilidade e pele irritada em algumas pessoas. Existe em diversas concentrações, 0.025, 0.05 ou 0.1 %, e quanto mais elevada a concentração mais irritação pode provocar. Mas não se assustem pois só algumas pessoas com pele mais sensível, passam por esse desconforto.

Como usar o ácido retinoíco:

  • Usar só à noite, antes de deitar.
  • Lavar bem, desmaquilhar o rosto, e esperar que a pele seque.
  • Depois passar apenas uma pequena quantidade de produto em todo o rosto, evitando os cantinhos do nariz, e o contacto com os lábios pois estes ressecam com muita facilidade.
  • No contorno inferior dos olhos passar só o que resta nos dedos, pois esta zona é um pouco mais sensível que o resto do rosto.
  • De manhã lavar bem o rosto, hidratar e colocar sem falta um protetor solar de índice elevado… Eu uso 50+
  • É muito importante não sair à rua sem protetor solar pois o ácido retinoíco é uma substância fotossensível, podendo mesmo fazer um efeito contrário ao desejado na pele, se esta for exposta ao sol.

Como eu disse anteriormente, este produto deve ser usado com precaução, de preferência começar por usar 3 dias por semana, depois dia sim dia não até a pele se habituar, e não ficar irritada. Quando se sentir confortável com o produto pode então usa-lo todos os dias.

Muito importante também para quem nunca o usou, é começar pela concentração mais fraca, para ver como a pele reage, e se achar que está tudo bem, e que não faz qualquer reação ou irritação, passar para uma concentração mais elevada.

Como é evidente , cada pele é diferente, e com o decorrer do tratamento vamo-nos adaptando ao produto e testando as sua tolerância para fazer um uso correto do mesmo e ver os beneficios desejados.

A minha experiência:

Eu comecei a usar no ano passado, o creme Ketrel com uma concentração de 0.05%, mas só usei de Outubro a Março… pois assim que  o tempo começou a aquecer deixei de usar, para não manchar a pele por via do sol. Esta semana comecei de novo a usar, e vou fazendo assim…uso só no Outono / inverno.

DSCN3019 (640x426)

No inicio usei 5 dias seguidos porque não sentia qualquer sensibilidade, mas ao quinto dia a pele ficou toda irritada, vermelha a arder e a descamar… isto não foi motivo para desistir, mas sim para alterar a forma de  usar o produto. Passei a usar dia sim dia não, e a pele foi se adaptando ao produto, mas continuou sempre a descamar e a estar seca…sinal de que se estava a renovar, e por isso é essencial uma boa hidratação. No inicio quando a pele se irrita com facilidade é importante usar um creme reparador como o Bepanthene, e muita água termal, para atenuar os efeitos. Confesso que quando vi o meu rosto todo irritado e com o contorno dos olhos muito vermelhos, assustei-me…mas não desisti e rapidamente recuperei a beleza da minha pele.

Fui adaptando o produto à minha pele, e após seis meses de uso as manchas que tinha no rosto, bem profundas e bem antigas, ficaram bastante atenuadas, e acreditem que já tinha feito muitos tratamentos para as eliminar. Quanto a rugas não as tinha e não tenho, mas controlou muito a oleosidade da minha pele deixando-a mais lisa e com os poros mais fechados.

Nas alturas em que a pele ficava muito seca usava um pouco de óleo de argan logo depois de passar o creme para regenerar a pele… mas pode ser  qualquer outro óleo para o rosto. Também se pode usar o creme em conjunto com um hidratante.

Agora, é claro que como não faço uma utilização continua ao longo de todo o ano, alguns dos problemas voltam, como a oleosidade e os poros mais abertos, mas no fundo vou usando este produto sempre no período de inverno, e mais como prevenção contra o envelhecimento da pele. E já agora para acabar de vez com as tais manchas…

O melhor de tudo isto, para além dos benefícios para a nossa pele, é que este produto não chega a custar 3€ nas farmácias, e é de facto um creme maravilha.

59 thoughts on “Ácido Retinoíco – o segredo para uma pele Jovem e renovada

  1. Fernanda Modesrto says:

    Gostava de saber o efeito deste creme sobre as rugas. Também tenho uma pele muito seca será que me vai prejudicar ainda mais fazendo com que as rugas aumente? Já me falaram deste creme, comprei e não cheguei a aplicar com receio …mas estou tentada a fazê-lo, pois é no inverno que devemos aplica-lo e está mesmo na altura.
    Agradeço uma resposta que me elucide mais um pouco.

    • pormenoresblog says:

      Olá Fernanda, no meu entender, e como este creme é um medicamento, devia falar com um dermatologista sobre o assunto. No entanto posso dar-lhe a minha opinião pessoal, pois passei a fazer uso dele por conta própria, sem ser indicado por nenhum médico. De facto ele seca um pouco a pele, chegando mesmo a descamar, por isso não deve nunca descurar a boa hidratação da pele, nem o deve usar todos os dias… experimente a usar por exemplo 2 vezes por semana no inicio e se se der bem pode aumentar gradualmente. Quando sinto a minha pele um pouco mais seca, coloco por cima um pouco de óleo de argan, mas pode ser outro para hidratar a pele evitando a secura excessiva. Se experimentar e não se der bem, pode sempre deixar de usar, e a pele volta ao normal em poucos dias… De facto esta é a altura ideal para usar este produto,sempre á noite mas com proteção solar elevado durante o dia. Não há que ter medo!!

  2. Sandra Álvaro says:

    Olá boa tarde,
    Vou iniciar agora um tratamento com este produto pois tenho melasma e também alguns miliuns, assim como tendência a borbulhas.
    O dermatologista indicou-me um tratamento muito leve, vou começar a aplicar o Ketrel uma vez por semana no primeiro mês, depois aumenta gradualmente , porque a minha pele é sensível.
    Será que é mesmo eficaz para o melasma?
    Alguém que use para este problema e me diga se realmente é eficaz.

    Obrigada

    Sandra Àlvaro

    • pormenoresblog says:

      Olá. Eu tinha melasma mesmo escuro na testa, fiz muitos tratamentos, mas comecei a vê-lo a desvanecer quando usei este produto. No entanto como só uso no outono e inverno no resto do ano uso outros produtos e proteção solar todos os dias do ano. Quase já não se nota, mas é preciso muita persistência e não desistir. Beijinhos

    • Sônia oliveira says:

      Ola, eu tenho melasma no rosto. Já estou a usar este creme há 15 dias e posso dizer que no final destes dias as manchas estão bem mais claras. O primordial ė limpar bem a pele, e depois usar o produto. Duas vezes por semana faço esfoliação e três dias de mascara. Tudo a noite. De dia limpo bem a face, um bom hidrante, e não me esqueço do protector. Tenho a pele sensivel e uso o produto todos os santos dias. Uma dica , faça uma limpeza detox ao intestino vai ajudar . eu estou a fazer. Tudo de bom 🙂

  3. Cipriano Mendes Teixeira says:

    EU SOU DO SEXO MASCULINO , TENHO 56 ANOS E JA ESTOU USANDO CREME KETREL HA CERCA DE 1 MES E 10 DIAS MAS AINDA NÃO VEJO NENHUM RESULTADO . TENHO ACNE,BRUGAS E PELE MUITO SEBOSA

    • pormenoresblog says:

      O meu creme habitual desde que seja hidratante, pois o ketrel tende a secar um pouco a pele, e um protetor solar de indice elevado sempre. No entanto se sentir a pele muito sensível pelo uso do Ketrel deve reduzir as aplicações e usar um creme antibacteriano, como da Avéne por exemplo, ou até mesmo o Bepanthene.

    • pormenoresblog says:

      Olá, fizeste bem pois eu acho este creme fantástico contra o envelhecimento, no entanto se me permites um conselho, começa aos poucos para veres como a tua pele reage, porque o ácido retinoico é muito forte mesmo… e nunca te esqueças de colocar protetor solar no dia seguinte 🙂 Beijinhos

    • pormenoresblog says:

      Sim é excelente para manchas também, pela ação do ácido retinoico, mas eu nunca uso no verão porque pode em vez de ver melhoras piorar ainda mais por causa do sol estar mais forte.

  4. Pedro says:

    Estou com umas borbulhas na palma da mao e o meu medico que é Dermatologista me prescreveu o Ketrel creme a 0,05. Tenho colocado ha mais de 2 meses mas nao tenho notado muitos avanços. Aplico durante o dia.

    • Fernanda Frade says:

      Se calhar seria boa ideia falar com o médico, para ele avaliar e ver se esse é o creme indicado para o seu problema. Também o facto de estar a usar durante o dia e no verão pode atrasar o processo, pois o meu médico sempre fez referência a ter muito cuidado com este creme e nunca o usar no verão, mas no meu caso é no rosto. Fale com o médico ou com um farmaceutico, pode ser que ajude.

  5. Lucilia vicente says:

    Estou usando o ketrel 3 dias e até agora nada de especial. Tá um bocadinho vermelho mas nada..espero que resulte pois as manchas são feias..kkk não é Pra rir mas já usei tantas coisas que desanima. Ah
    Onde eu encontro a 025g….Daqui uns 2 meses vou dar o resultado. Obrigada.bjinhos

    • Fernanda Frade says:

      Se já está a ficar vermelho seria boa ideia descansar a pele durante um dia ou dois. Da primeira vez que usei, fi-lo até ficar mesmo irritada, por isso passei a ter mais cuidado. No entanto e como ainda estamos com muito sol, não devia abusar… é só um conselho, porque este creme é mesmo muito fotosensível. Quanto aos 2 meses, não sei se será suficiente, mas depende das manchas que tem e do estado da sua pele.

  6. Lili Carmo says:

    Nao konhecia o produto mas rejuvenesce a pele já é uma maravilha. Tenho me ir na farmácia pois fiquei curiosa com o creme… obrigada joia gostei mto do post.

  7. Satomi says:

    Também estou a fazer esse tratamento 🙂
    Consegue usar maquilhagem? Só consigo usar bb cream mas pó compacto ou sombras nem pensar… Fico logo com a pele irritada 🙁

  8. Lucimara cintra says:

    Olá vir os benefícios dessa pomada e achei legal, gostaria de usar para o tratamento das estrias, onde posso está comprando a pomada ketrel?

    • Fernanda Frade says:

      Olá eu não sei de onde é, mas se for de Portugal vende-se na farmácia. Se for do Brasil penso que tem outro nome ( Vitanol A ), mas o principio ativo é a tretinoina, logo pode perguntar na farmácia.

  9. Carla says:

    Boa noite, eu aplico o ketrel no rosto há cerca de 3 meses. Inicialmente a pele esfolava em algumas zonas e eu ía alternando os dias. Entretanto comecei a passar um pouco de óleo de coco e logo de seguida o ketrel e nunca mais descansou a pele. Agora passo todos os dias. Está correto este meu procedimento?

    • Fernanda Frade says:

      Se fosse eu colocava em primeiro o Ketrel, deixava a pele absorver e de seguida passava um bocadinho de oleo de coco, pois penso que o ketrel em cima do oleo pode não fazer o mesmo efeito… mas isto é a minha ideia, que nem sei se está certa ou não 🙂

    • Fernanda Frade says:

      Sim é um medicamento e deve ser comprado com receita médica, no entanto há farmácias que não pedem. Eu consegui comprar sem qualquer problema, mas se quiser aconselhar-se com um médico e pedir receita já pode comprar em qualquer farmácia.

  10. David says:

    Começei a uzar o Ketrel 0.05 agora 2 vezes por semana à noite e todos os dias o DS Emulsion da Uriage de manha. Para lavar a face utilizo o creme espuma Salises. Tudo receitado pelo dermatologista pois tenho dermatite seborreica (oliosidade). E também estou com a face toda a descamar e sensação de arder. Não é lá muito agradável andar assim a descamar e ter barba sempre a crescer que também não ajuda, mas espero que esta fase de descamar passe rápido! 🙂

  11. cremilde Infante says:

    Eu uso,recomendado pelo dermatologista.Acabei a embalagem e não continuei, mas vou voltar.
    è bastante barato….

  12. edson says:

    Se rejuvenesce e renova a pele,estou a pensar em usar,sendo o Ácido Retinóico forte estou a pensar misturar um bocado no creme hidratante normal ou loção corporal e espalhar um bocado na cara a noite 3 vezes por semana,será boa ideia!??

    • Fernanda Frade says:

      Pode misturar sim creme hidratante normal ( mas não use loção corporal ) junto com o ácido, mas não é assim tão forte pois esta concentração de 0,5 se usada 2 ou 3 vezes por semana não agride a pele. Claro que tem de tem cuidado com o sol e proteger muito bem a pele durante o dia.

  13. Helena Barros says:

    Olá boa noite. A minha filha está a aplicar Ketrel há sensivelmente um mês, mas a dermatologista não disse nada acerca do verão 😯. Ela aplica diariamente, porque tem muitas estrias nas nádegas, mas nestes últimos dias começaram a aparecer umas pequeninas manchas brancas, tipo despigmentacao. Não sei se isso se deve ao Ketrel ou a outra coisa qualquer. Agradecia uma resposta. Cumprimentos Helena.

    • Fernanda Frade says:

      Olá Helena, não lhe sei dizer pois para além de não estar a ver não tenho conhecimentos médicos para afirmar se é ou não do Ketrel, no entanto uma das advertências que sempre me fizeram foi nunca usar este ou outros ácidos quando há sol, pois o efeito na pele pode ser devastador, mesmo que tenha roupa por cima, pois os raios solares passam pelos tecidos.
      Aconselho-a a ir mostrar as manchas ao médico.

  14. Alison says:

    Olá eu ja usei este creme aconselhado pelo derma mas o tratamento que fiz ja foi aos anos e nao me lembro se o creme se pode usar em todo o rosto ou só em cima das marcas e borbulhas?

  15. Susana Maria says:

    Boa tarde!
    Estou a usra as ampolas clique one, coloquei hoje pela primeira vez e já descamou.
    Não conhecia o Ketrel vou usar para a próxima vez pois é muito mais barato.
    A minha dúvida é se devoo continuar, colocar dias alternados ou desistir. Tenho 55 anos e já várias rugas que me aconselha?
    Susana

    • Fernanda Frade says:

      Não conheço essas ampolas, logo não me vou pronunciar sobre algo que não conheço. Acho que devia perguntar ao seu médico ou farmaceutico, pois são as pessoas mais indicadas para dar uma opinião sobre o assunto.

  16. Vera Martins says:

    Boa Tarde,
    Comecei a usar o Ketrel em algumas zonas da cara onde tinha manchas e estou a adorar o resultado, mas tenho receio de colocar na cara toda pois tenho sardas, não sei se me consegue ajudar, mas acha que o produto pode fazer com que as sardas saiam ?

    Muito Obrigada.

  17. Anamar says:

    Olá,
    Uso Ketrel na zona do colo, entre o pescoço e os seios, pois aí tenho a pele mais enrugada (resultado de muito sol na praia!)
    Mas, usando há 2 semanas, dia sim – dia não, não noto absolutamente nada… Talvez um ligeiro ‘calor’, mas nada de renovar, nem escamar…
    É normal?
    Estará a fazer alguma coisa?
    Agradeço a ajuda

    • Fernanda Frade says:

      Olá. Eu nunca usei nessa zona, mas tem de ter em conta que a pele nessa zona é mais forte e resistente que a do rosto, por isso deve ser normal não descamar, mas isso não quer dizer que não esteja a fazer efeito. Para além disso 2 semana é muito pouco tempo para ver resultados. De qualquer forma se tiver oportunidade pergunte a um médico o que acha e o que lhe recomenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *