Castanhas – conhece os seus benefícios?

Para além de hoje ser dia de São Martinho, estamos em plena época das castanhas, e para a maioria das pessoas este é um fruto muito apreciado,  e que  podemos saborear de diversas maneiras… cruas, assadas, ou cozidas por exemplo com erva doce, que eu adoooooro!!

castanhas

Para quem gosta desta iguaria fique a saber que este é um fruto que dá muita energia, é rico em nutrientes e tem  poucas calorias, logo excelente para pessoas activas ou desportistas.

Por exemplo, são um dos frutos secos com mais hidratos de carbono (45,5 g/100 g) e menos quantidade de gordura (1,3 g/100 g).

A sua constituição calórica também é bastante reduzida (221 kcal/100 g). O facto de terem muita água (39,5 g/100 g) é um dado muito importante a ter em conta. As castanhas são pobres em sódio e ricas em potássio, sendo, por isso, indicadas nas dietas de pessoas com hipertensão ou problemas cardíacos.

Têm vitamina A, B e E, cálcio, fósforo e ferro. Um dos sinais de que as castanhas estão boas é a sua pele lisa e brilhante, sem imperfeições, e firme ao tacto. Mesmo as mais pequenas podem ser muito saborosas.

Contêm substâncias alcalinizantes que neutralizam o excesso de ácidos no sangue e facilitam a sua eliminação através da urina. Esta propriedade é extremamente útil para quem tem excesso de ácido úrico e para as pessoas que comem carnes vermelhas com frequência.

Composição nutricional (por 100 g)

  • 571 mg de potássio
  • 1,3 g de gordura
  • 45,5 g de hidratos de carbono
  • 39,5 g de água
  • 211 calorias
Fonte: Tabela de Composição dos Alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

As castanhas devem ser conservadas num local fresco e seco, resguardado da luz, e não devem ser guardadas em sacos de plástico pois facilmente ganham bolor e ficam estragadas.

Se optar por comer as castanhas cruas, tenham atenção que estas podem provocar flatulência…

E hoje, bora lá comer a bela da castanha assada regada com vinho ou jeropiga… que é dia de São Martinho!

4 thoughts on “Castanhas – conhece os seus benefícios?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *