As melhores receitas para esfoliações caseiras

Para manter a pele com um aspecto sempre saudável, é preciso esfoliá-la com a periodicidade indicada a cada tipo de pele ou zona do corpo, sendo  este um processo muito importante para a  renovação celular da nossa pele que está em  constante actividade.

Esfoliação-da-pele

No entanto é possível fazê-lo em casa com os produtos caseiros indicados, sem gastar muito dinheiro, e com a mesma eficácia de outros produtos que compramos.

Benefícios de preparar esfoliações em casa

  •  Prevenir e eliminar manchas da pele;
  • Dar um brilho natural à pele;
  • Promover as células novas;
  • Activar a formação de colagénio;
  • Melhorar a circulação sanguínea na face;
  • Ajudar a prevenir rugas e flacidez;
  • Dar mais suavidade à pele;
  • Permitir que a pele elimine toxinas e se oxigene.

Como fazer uma esfoliação?

Devemos aplicar um pouco do preparado na pele previamente lavada e ainda húmida, e massajar suavemente em círculos, abrangendo toda a área que queremos tratar mas evitando as partes sensíveis, tais como o contorno dos olhos. Se a esfoliação for feita nas coxas ou nádegas por exemplo, podemos pressionar estas regiões com um pouco mais de força, até notar que se está a activar a circulação.

Após este procedimento devemos deixar os ingredientes a actuar durante um ou dois minutos e então lavar bem com  água. A pele fica hidratada devido ao uso dos óleos que adicionarmos às receitas, mas, quem tiver pele seca deverá hidratá-la novamente depois de aplicar os produtos.

Com que frequência podemos fazê-lo?

Não devemos abusar desse tipo de tratamento, afinal, é preciso respeitar o processo natural de regeneração celular. Por isso, o recomendável é realizar o tratamento uma vez por semana, ou a cada duas semanas.

Esfoliação para a pele seca

As peles secas devem ser esfoliadas com muita suavidade e apenas de quinze em quinze dias. Por isso, a receita que preparamos tem como base o bicarbonato de sódio, que tem uma textura muito fina e desempenha a função de alcalinizar a pele, o que é ideal para a pele e regiões sensíveis.

Misturar o bicarbonato de sódio com azeite  até que fique uma mistura bem homogênea, ou seja, que o bicarbonato pareça bem misturado com o azeite.

No caso de peles maduras, recomendaremos adicionar algumas gotas de óleo de rosa mosqueta. Ambos ajudam a regenerar a pele mais profundamente.

Esfoliação para pele mista

As peles mistas têm a complicação de apresentarem regiões oleosas e regiões secas, por isso a esfoliação deve ser bem suave. Nesses casos devemos nos concentrar um pouco mais na esfoliação das regiões oleosas, que geralmente são aquelas na chamadas zona T (testa, nariz e queixo).

Usamos também o bicarbonato de sódio, mas, nesse caso, misturado com um óleo menos gorduroso, tal como o óleo de amêndoa ou de argan.

Além disso, podemos adicionar casca de laranja ralada, que vai dar um aroma delicioso e pode nos ajudar com uma esfoliação ainda mais terapêutica.

Esfoliação para  pele oleosa

A pele oleosa requer uma esfoliação semanal para podermos  limpá-la profundamente. Nesse caso podemos usar como base o açúcar, que é um pouco mais grosso do que o bicarbonato, e misturado  com gel de aloe vera, ou mel. Podemos adicionar também a casca ralada de um limão e, se tivermos, algumas gotas de óleo essencial de limão.

Esfoliação para pele com acne

Peles com acne precisam ser tratadas com delicadeza, já que o  acne se caracteriza como uma pequena infecção, e convém limpar a pele habitualmente para ajudar a eliminar as impurezas que contribuem para estas “infecções”.

Para isso, usamos o bicarbonato de sódio misturado com gel de aloe vera, algumas gotas de óleo de coco e algumas gotas de óleo essencial de árvore do chá.

como-usar-esfoliantes-corporais-11

Esfoliação para o corpo

A pele do corpo é menos sensível que a do rosto, por isso é mais interessante utilizar uma esfoliação de acção mais profunda, que melhorará a circulação das regiões como as coxas, o abdômen, os glúteos e os braços. Por isso, podemos usar como base o sal grosso, ou o açucar, que são ideais para massajar o corpo e ao mesmo tempo combater problemas de circulação, celulite, estrias etc.

Se misturado  com óleo de coco e, opcionalmente, com óleo essencial de alecrim, irá ajudar a activar  ainda mais a circulação.

Outra forma mais simples de esfoliar a pele do corpo,é juntar o sal ou o açucar, ao gel de banho habitual, sem deixar que derreta, misturar muito bem e esfregar nas zonas pretendidas.

Apesar de serem estes os ingredientes apresentados, muitos outros se podem usar para esfoliar a pele, no entanto bases como  o sal, o açucar e o bicarbonato de sódio são os mais usados, neste tipo de receitas caseiras.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *