8 hábitos saudáveis para viver mais e melhor

Nunca é tarde demais para pensarmos na vida que levamos e se necessário alterar alguns hábitos que temos, prejudiciais à nossa saúde, e adquirir outros mais saudáveis e benéficos ao nosso corpo. Afinal de contas só temos este e é de extrema importância preservá-lo, para termos uma vida mais longa e com mais qualidade.

dicas-de-saude-para-viver-melhor-1

Agora que estamos a acabar um ano e em breve vamos começar outro é uma boa altura para definir metas e começarmos a cuidar mais de nós por forma a ter uma vida com hábitos mais saudáveis, pois afinal os conselhos que se seguem são  muito fáceis de concretizar e estão ao alcance de todos… basta querer!

8 hábitos que nos proporcionam uma vida mais longa e melhor:

1 – Diminuir o stress

Mais ou menos, todos estamos sujeitos a sofrer de stress em muitas situações do nosso dia a dia. Ainda que para a maioria das pessoas o stress pareça normal, a verdade é que este prejudica a nossa saúde mental, emocional e física.

O recomendável é combater o stress e procurar ter uma atitude sempre positiva, sem se importar com as situações que precisamos enfrentar. Mesmo que para muitas pessoas pareça difícil, existem muitas formas de combater  esse mal.

2- Fazer exercício físico

Para gozarmos de uma boa saúde e estar fisicamente bem, o exercício é o melhor aliado que podemos ter e, com certeza, o mais recomendado pelos especialistas. De acordo com diversos estudos, praticar um desporto pode aumentar até quatro anos de vida, ao mesmo tempo que favorece a saúde do coração, dos pulmões e até de nosso estado de ânimo. O recomendado é praticar algum desporto e/ou praticar exercícios pelo menos trinta minutos por dia

3- Não fumar

O tabagismo é um dos piores hábitos que uma pessoa pode manter, não apenas por reduzir a expectativa de vida, como também porque prejudica a qualidade de vida de quem o mantém.

Esse hábito é um dos maiores causadores de mortes no mundo, já que o seu consumo é o principal responsável pelo cancro  do pulmão e outras doenças respiratórias. Deixar de fumar pode ser difícil, mas não é impossível, e os benefícios começam a ser notados desde o primeiro dia e à medida que o tempo passa o organismo começa a recuperar a sua saúde.

4- Não comer em excesso

Especialistas recomendam o consumo de  pequenas porções de comida, distribuídas em vários pratos por dia. O recomendado é comer pouco cinco ou seis vezes por dia. Evitar comer em excesso é a chave para gozar de uma boa saúde e claro, de um bom peso. Sempre que fizer os seus pratos, procure servir o suficiente para se sentir satisfeito até a próxima hora de comer.

5- Comer frutas e verduras

O consumo de frutas e verduras é vital para gozar de uma boa saúde e viver por mais tempo com uma excelente qualidade de vida. Tanto as frutas como as verduras têm vitaminas, minerais, antioxidantes e muitas outras propriedades que ajudam a controlar o peso, prevenir e tratar muitas doenças, desintoxicar o corpo e manter uma pele saudável e jovem, entre outros benefícios.

6- Beber um copo de vinho tinto por dia

Ainda que o consumo de álcool não seja recomendado para a saúde, especialistas afirmam que beber um copo de vinho tinto por dia é benéfico, já que ajuda a prevenir ataques cardíacos e inclusive diabetes.

7 – Ter relações sexuais

Ter uma vida sexual activa é a chave para desfrutar de uma boa saúde e viver por mais tempo. As relações sexuais ajudam a aumentar a auto estima, libertar hormonas positivas, queimar uma grande quantidade de calorias, diminuir a pressão arterial, reforçar o sistema imunológico, melhorar o sono e proteger a saúde do coração. Os especialistas recomendam manter relações sexuais pelo menos três vezes por semana.

8- Evitar a exposição ao sol em excesso

A exposição em excesso aos raios solares aumenta a taxa de envelhecimento prematuro da pele, ao mesmo tempo que pode provocar queimaduras, irritações e até mesmo  cancro da pele. Ainda que seja necessário, é muito importante evitar a exposição em excesso ao sol, pois é um factor que diminui a qualidade de vida. É recomendado e muito importante aplicar sempre protector solar de índice elevado, tanto no rosto como no resto do corpo.

voce-e-saudavel

Tudo hábitos simples e fáceis de pôr em prática, e se o fizermos vamos com certeza ter uma vida mais saudável, mais longa e com melhor qualidade.

One thought on “8 hábitos saudáveis para viver mais e melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *