Benefícios da Argila Branca para o rosto e para o cabelo

As mascaras de argila não são nenhuma novidade, mas é um assunto que vale sempre a pena recordar para ter presente os seus benefícios. Especialmente a argila branca, que tem o PH mais próximo ao da pele e é a mais leve de todas as argilas, logo  indicada para peles mais sensíveis.

Girl with clay facial mask.

Tem na sua composição, uma mistura de elementos como: ferro, potássio, alumínio, enxofre e cálcio, que são essenciais para a pele.

A argila branca, possui propriedades cicatrizantes, purificantes, adstringentes, remineralizantes e antissépticas. Devido à grande quantidade de oligoelementos, inclusive pelos minerais na sua composição, especialmente o silício. Como tem elevada percentagem de alumínio, é especial para peles sensíveis.

Esta argila clareia manchas, age como um desintoxicante, reduz a oleosidade da pele, combatendo assim o acne, e reduz rugas e linhas de expressão. Tem um forte efeito rejuvenescedor sobre a pele,  favorecendo a nutrição, firmeza, tonicidade e elasticidade da pele.

Preparação e aplicação no rosto: 

A sua preparação é muito simples e a aplicação também! Basta colocar num recipiente, duas colheres de sopa de argila e ir misturando água ou soro fisiológico aos poucos, até formar uma pasta cremosa. Limpar bem a pele e aplicar no rosto com um pincel, ou mesmo com os dedos, no sentido de baixo para cima e deixar agir por cerca  trinta minutos, até a argila secar  na pele.

Depois esse período, é só retirar a máscara com água e aplicar o creme hidratante do costume. Não se assustem se a pele ficar um pouco vermelha ou com sensação de ardência,  pois isso indica que está a ativar a circulação sanguínea, mas passa logo.

O tratamento com a argila branca não tem contra-indicações e, após a aplicação, notará a diferença na pele… esta fica muito macia, clara e  lisinha!

Os cabelos também podem beneficiar com a argila branca:

tratamento-para-o-cabelo-com-argila-como-fazer-2

A argila branca também possui propriedades benéficas para os cabelos, já que possui elementos muito eficientes na nutrição e hidratação e pode devolver a queratina perdida pelos fios danificados. O tratamento com a máscara de argila branca chama-se de “plástica capilar” e serve para todos os cabelos que precisam de ajuda, por estarem danificados por processos químicos, ferros de alisar e secador. Ela devolve o brilho, a hidratação, e deixa os cabelos macios e cheios de vida. Auxilia ainda no fortalecimento e crescimento saudável dos cabelos, repondo as proteínas e selando os fios.

Preparação:

Num recipiente de vidro ou cerâmica, misturar água e argila em pó até formar uma pasta com consistência leve – nem muito grossa, nem muito líquida. Em seguida espalhar esta pasta todo o couro cabeludo e fios com um pincel e massajar levemente com os dedos fazendo movimentos circulares.

Deixar o produto agir no cabelo  no máximo 20 minutos – depois desse tempo, a argila começa a  secar e pode danificar os fios. Retire tudo com água morna, que ajuda a que ela se desprenda melhor, e notará o cabelo muito mais bonito e fortalecido.

DSCN3505 (640x551)

Esta é a argila branca que eu costumo comprar e usar. Compra-se no celeiro ou em algumas ervanárias e custa 4,50€ uma caixa com 200 gr que dura para imenso tempo.

Uso há anos e apesar de também usar a argila verde esta é sem dúvida a minha preferida.

E vocês costumam fazer máscaras de argila?

Guardar

9 thoughts on “Benefícios da Argila Branca para o rosto e para o cabelo

  1. felicidade santos says:

    Olá, já a imenso tempo que não faço máscara de argila, sempre fiz da verde porque a minha pele era mista quando cheguei aos trinta começou a ficar cada vez mais seca.
    Agora nos quarentas mais seca está, fiquei curiosa com a branca!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *