A importância de beber água

Todos nós sabemos da importância de beber água diariamente, mas mesmo assim para algumas pessoas este é um hábito difícil de criar no dia a dia. Preferem beber outras bebidas menos saudáveis, e várias pessoas passam mesmo o dia inteiro sem beber  água propriamente dita.

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Nunca devemos esperar sentir sede para beber água, já que essa sensação significa que o nosso organismo está desidratado. Devemos ingerir água em pequenas quantidades durante todo o dia, para manter o corpo sempre hidratado e as nossas células a funcionar corretamente.

Que quantidade de água devemos beber por dia?

A recomendação geral é beber entre 2 a 3 litros de água todos os dias, ou cerca de 8 copos. Para quem não tem esse hábito, é difícil começar por beber  uma quantidade tão grande de água, logo deverá  fazê-lo de forma gradual.

Tentem beber um copo de água em horários estratégicos para se irem  acostumando, e com o tempo será possível passar a beber a quantidade recomendada naturalmente.

Quais são os melhores momentos para beber água?

Claro que a melhor hora para beberem água é a hora que  conseguirem fazê-lo, mas há alguns horários estratégicos que são ideais para beber cada copo ao longo do dia.

Em jejum, pela manhã

Beber um copo de água assim que acordarem, pelo menos meia hora antes do pequeno almoço, ajuda a activar os órgãos internos e o sistema circulatório. Para além disso, a água já inicia o processo de desintoxicação e eliminação de toxinas e resíduos decorrentes das calorias queimadas durante o metabolismo noturno.

Antes das refeições

O ideal é beberem um copo de água pelo menos meia hora antes de começarem as refeições, e não imediatamente antes de ingerirem os alimentos. A água vai fazer com que nos sintamos mais cheios, evitando exagerar na comida.

Além disso, ela prepara o organismo para os alimentos e nutrientes que virão em seguida, ativando as pupilas gustativas da língua e hidratando o estômago, para que a ingestão de alimentos ácidos não seja desconfortável.

Evite beber durante as refeições

O pior momento para beber água, ou qualquer outra bebida, é durante  as refeições. Nesta altura, o líquido dilui as enzimas digestivas e ácidos estomacais, misturando-se aos sucos gástricos e dificultando a digestão dos alimentos.

Pelo mesmo motivo, não devemos beber água logo após as refeições, o ideal é esperar entre meia e uma hora para fazê-lo.

Entre as refeições

Se sentirem fome entre as refeições, antes de fazerem um lanche, bebam um copo de água. Muitas vezes, quando temos a sensação de fome, o nosso organismo está na verdade desidratado e com sede, e precisamos somente de um pouco de água.

Antes, durante e depois da atividade física

Beber água é fundamental antes, durante e depois da prática de qualquer exercício físico. A hidratação é crucial para proporcionar energia, melhorar a circulação e repor os fluídos perdidos através do suor.

Se estiver muito calor, a água é ainda mais importante. Tentem não beber muita água de uma só vez, mas sim fracionar a ingestão em pequenas porções ao longo de toda a actividade.

Quando estiver cansado

Se estiverem sentados no trabalho, cansados e com sono, apresentam dificuldade para se concentrarem nas atividades a serem desempenhadas, bebam um copo de água. Devido à sua habilidade de se mexer rapidamente pelo corpo, a água pode activar o cérebro e aumentar a capacidade de concentração.

À noite

Por último, bebam um copo de água à noite para repor fluídos que eventualmente serão perdidos. O ideal é não esperarem para beber água exatamente antes de ir deitar, para não terem que acordar durante a noite e ir à casa de banho.

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Sugestões para beber mais água

  • Mantenham uma garrafa de água cheia sempre por perto  no trabalho, no carro e na mala, para irem bebendo pequenos goles ao longo do dia até que isso se torne um hábito.
  • Apostem nas águas aromatizadas com flores, frutas e ervas, que tem um sabor agradável e especial.
  • Estabeleçam uma meta diária para a ingestão de água em cada horário do dia.
  • Se se esquecerem de beber água, programem um despertador para tocar em cada horário estabelecido para tomar um copo.
  • Substituam os refrigerantes e os sumos artificiais de frutas pela água natural.

 

5 thoughts on “A importância de beber água

  1. Susana Galveias says:

    Eu não bebo muita água, principalmente no Inverno, de verão, sim, bebo bastante. No entanto compenso a água que não bebo com chás, vários durante o dia. Tenho noção que precisamos muito deste bem essencial! Bom artigo mais uma vez! Parabéns!

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