Hoje é Dia Mundial do Sono – Dormir bem ajuda a emagrecer!

Parece que até o sono tem um dia mundial, e é hoje dia 13 de Março… E sabiam que dormir bem ajuda a emagrecer? Pois é verdade!!

Em ambiente claros, o ideal é utilizar máscaras para dormi

A Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas de Lisboa, afirma que os distúrbios do sono são responsáveis pelo aumento de apetite e pela redução da eficácia de uma dieta de emagrecimento.

“Dormir sete a oito horas por dia potencia a perda de gordura corporal e ajuda a controlar a fome devido aos processos metabólicos e hormonais que ocorrem durante o sono. Quando existem perturbações do sono ocorre uma desregulação no controlo e estímulo do apetite que é responsável por um consumo alimentar compulsivo e excessivo”, afirma a coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.

“Outra das alterações provocadas pela alteração do sono é o cansaço por ele provocado que dificulta a prática de exercício físico, resultando consequentemente num menor gasto energético. Se o sono for adequado, o equilíbrio energético é restabelecido e as pessoas sentem-se mais ativas e, assim, mais propícias a perder peso”, acrescenta.

A especialista deixa ainda alguns conselhos para uma dieta “completa, equilibrada e variada”, incentivando a ingestão de alimentos “ricos em triptofano, como o leite, iogurte, nozes e banana, capazes de aumentar os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o humor, o sono, o apetite e as funções intelectuais”

Pois é, afinal dormir bem é meio caminho andado para emagrecer… logo são  boas notícias para quem gosta de dormir, e o faz de forma correcta.

2 thoughts on “Hoje é Dia Mundial do Sono – Dormir bem ajuda a emagrecer!

  1. Susana Galveias says:

    Ai…eu gosto tanto de dormir e não consigo dormir o que queria e deveria, durante a semana durmo, 5 a 6 horas e ao fim de semana…tem dias que durmo 9, e com muita sorte lá consigo dormir 10 horas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *