A dieta e os poderes da Linhaça

Linhaça… toda a gente já ouviu falar, mas para quem não conhece, ou nunca consumiu, é uma ótima oportunidade para experimentar este alimento capaz de nos fazer perder algum peso em pouco tempo, para além dos benefícios que dá à nossa saúde.

linhaça

O que é que faz da linhaça uma aliada infalível numa dieta de emagrecimento? Especialmente a concentração de fibras, o ómega 3, a proteína e as lignanas (fitoquímicos capazes de modular as hormonas femininas). Dos quatro, as fibras são as que mais trabalham a favor da dieta, pois são substâncias que dão saciedade e estimulam o intestino preguiçoso.

Uma pesquisa  mostrou ainda que as fibras (presentes na casca da semente) controlam os níveis de açúcar no sangue, diminuindo assim   a fome.

Emagrecimento rápido

O ómega 3 também ajuda a reduzir o apetite. Porém, a sua principal função é combater a inflamação nas células, deixando o organismo menos propenso a acumular gordura. Mas é importante saber que não adianta ingerir  linhaça uma vez ou outra. Temos de a consumir todos os dias por exemplo ao pequeno almoço, misturada num iogurte, sumo, frutas ou, ainda, polvilhada nas saladas, no arroz, ou mesmo na sopa.
Combine três colheres de linhaça por dia com uma dieta equilibrada e com poucas calorias (mais ou menos 1200) e emagreça 6 quilos em 30 dias!

Tudo sobre a linhaça

Quanto é que é preciso consumir de linhaça para emagrecer? 
Não existem estudos que determinem uma medida exata. Mas os especialistas costumam recomendar de uma a três colheres de sopa (no máximo) de linhaça triturada por dia, porque a linhaça tem muita gordura, não é magra (cada colher de sopa tem 60 calorias). Além disso, a linhaça possuí componentes que em excesso, podem interferir na absorção dos nutrientes.
Qual é melhor: amarela ou dourada? 
As duas têm o mesmo valor nutricional. Só que a dourada  tem um sabor mais suave e a casca menos rígida, o que aumenta a biodisponibilidade dos nutrientes (facilidade de absorção pelo organismo). Mas, bem triturada, a amarela  não fica atrás, pois consumida bem triturada, os seus componentes também são bem aproveitados pelo organismo. E para além disso  é mais barata.
Por que é importante triturar a semente antes de comer? 
A linhaça tem uma casca muito dura para ser mastigada  com os dentes. Triturada no liquidificador, essa proteção é desfeita e os nutrientes da semente ficam disponíveis. Podemos ainda deixa-la em água de um dia para o outro, esta fica molinha e fácil de ser mastigada.
Dá para guardar a linhaça já triturada? 
Sim. Mas, nesse caso, ela deve ser armazenada num frasco fechado e colocada no frigorifico por 15 dias. – Mais do que isso fica rançosa e inadequada para o consumo.
Posso comprar a farinha pronta e triturada? 
Sim, e é a forma mais prática de a consumir, pois já vem pronta e triturada, e tem uma validade mais longa, por ser  estabilizada – processo que impede a oxidação da gordura da semente.
A linhaça prende o intestino? 
Isso só acontece se bebermos pouca água. Como qualquer alimento rico em fibras, o consumo deve ser combinado a uma ingestão maior de líquidos – no mínimo 2 litros por dia.
Existem riscos no consumo da linhaça?
É raro, mas algumas pessoas podem ser alérgicas à proteína da semente e apresentar reações adversas como manchas na pele, falta de ar, inchaço nos olhos ou lábios. Por isso, o ideal é começar a consumir quantidades  pequenas (1 colher de sobremesa, por exemplo) para ver como reage o organismo.

Poderes extras da linhaça

Mais do que emagrecer, a linhaça faz bem à saúde e à pele. Vejam do que ela é capaz.
Hidratar a pele: depois de  um mês a comer diariamente linhaça  triturada, 45 voluntárias de um estudo alemão, feito na Universidade de Dusseldorf, notaram a pele menos ressecada. Vermelhidão e escamação também diminuíram. Os pesquisadores associam esses efeitos à ação anti-inflamatória do ômega 3.
Protege o coração: a linhaça ainda carrega ômega 6, que, em harmonia com o ômega 3, reduz o mau colesterol, o LDL, responsável por estragos nas artérias. Mais, essa dupla tem poder antioxidante, que junto com a vitamina E (também presente na semente), afasta  os radicais livres.
Amenizar os sintomas da TPM: as lignanas combatem os sintomas (cólica, ansiedade) típicos da pré-menstruação. Esse fitoquímico também ajuda a restabelecer os níveis de estrogênio, hormona feminina que cai drásticamente quando a mulher entra na menopausa, diminuindo a capacidade de renovação das células.

7 thoughts on “A dieta e os poderes da Linhaça

  1. Susana Galveias says:

    Aqui está uma coisa que conheço muito bem!!
    Comecei a misturar linhaça na comida, iogurtes, sopas, com algumas frutas e com arroz, para controlar os níveis de mau colesterol. E consegui…e de à 1 ano e meio mais ou menos para cá é consumo habitual todos os dias 2 a 3 vezes por dia. Tudo o que dizes neste post, é verdade. Disto posso falar à vontade que tenho experiência. 😀

  2. Fernanda Souza says:

    ótima eu como linhaça uma vez ao dia faço um batido
    Uma colher de linhaça
    Três colher de farelo de aveia fina
    Duas maças
    E um iogurte
    Meu pequeno almoço
    Adorei essas informações.
    bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *