Infusões eficazes para combater a celulite

Quase todas as mulheres, mesmo as magras,  têm celulite, ainda que a intensidade da mesma possa variar bastante de pessoa para pessoa. Localizada nas nádegas, coxas, barriga e braços, a celulite surge quando uma camada de gordura é empurrada contra o tecido conjuntivo da pele, causando aquela aparência de casca de laranja com a qual a maioria de nós está acostumada.

tratamentos-para-celulite

A melhor forma de reduzir e eliminar a celulite é através de uma alimentação saudável, equilibrada, e da prática regular de atividade física. No entanto, podemos obter uma ajuda extra com algum cremes, massagens, e a injestão de infusões feitas com ervas que possuem propriedades capazes de combater esta temida praga.

Hoje, vou  falar sobre três infusões muito simples que devem ser incluídas no nosso dia a dia se desejarmos melhorar a aparência da celulite:

Chá Verde

chá-verde

Já todos conhecemos diversos benefícios do  chá verde, mas se precisam de mais uma razão para o incluír na dieta, saibam que ele também pode ajudar a combater a incómoda celulite. Que tal substituir o café que tomam de manhã por um chá verde? Vão certamente sentir a diferença na vossa pele.

O chá verde é ótimo para eliminar a celulite por diversos motivos:

  • Melhora a circulação sanguínea, importante não só para obtermos uma pele mais saudável e macia, mas também para prevenir o acumular de gordura, um dos grandes responsáveis pelo aparecimento da celulite. Com o sangue a circular melhor, o organismo vai usá-la como energia ao invés de depositá-la, reduzindo assim a celulite.
  • O chá verde é rico em catequinas, antioxidantes que combatem os radicais livres e são importantíssimos para a eliminação de toxinas que podem ser prejudiciais para o organismo.
  • Ele ainda é capaz de acelerar o metabolismo e nos ajudar a perder peso e gordura. Isso ocorre, pois o chá verde previne a produção de enzimas que absorvem gordura.

Para ver efeitos na redução de celulite, sugerimos beber entre 3 e 4 chávenas de chá por dia. Não se esqueçam de tomar a primeira logo de manhã, para acelerar o metabolismo desde as primeiras horas do dia.

Chá de dente de leão

cha-dente-de-leao-problemas-figado-2

Uma das formas de reduzir a celulite é eliminar as toxinas presentes em nosso organismo, e uma das melhores ervas para nos ajudar com esta tarefa é o Dente de Leão. Ele combate a celulite pelos seguintes motivos:

  • Contribui para eliminar resíduos decorrentes da ação do fígado, limpando-o e permitindo que ele funcione de forma eficaz após a eliminação das toxinas.
  • O dente de leão também conta com uma elevada quantidade de potássio, que ajuda a combater a retenção de líquidos no organismo, algo que pode piorar o aspecto da celulite.
  • Assim como o chá anterior, esta opção também ajuda a melhorar a circulação sanguínea.

Podemos incluir o dente de leão nas saladas ou fazer uma infusão e tomar três chávenas  de chá todos os dias. A recomendação é usar 2 colheres de chá de folhas secas, três vezes ao dia. No caso da raiz, a dosagem deve ser entre 2 e 8 gramas, também três vezes ao dia.

Chá de salsa

salsa

Vocês sabiam que a salsa também pode ser  uma aliada importante na luta contra a celulite? Ela atua de algumas formas diferentes para combater esse problema:

  • Atua como um diurético totalmente natural, prevenindo a retenção de líquidos, um dos fatores que favorecem o aparecimento da celulite.
  • Possui propriedades desintoxicantes, contribuindo para eliminar resíduos e toxinas do organismo.
  • Protege o fígado para que ele possa realizar suas funções de maneira adequada.
  • Regula os níveis de glicose no sangue, ajudando assim a manter ou reduzir o peso, fator importante para diminuir também a celulite.

A dosagem recomendada é de 2 a 4 gramas três vezes ao dia. Você pode consumi-la de algumas formas diferentes:

  • Adicionada a um sumo verde desintoxicante  ao pequeno almoço.
  • Como tempero para cozinhar diferentes pratos, acrescentando-a também nas saladas.
  • Em forma de infusão com algumas folhas, para apreciar um chá de salsa capaz de reduzir a celulite.

 

7 thoughts on “Infusões eficazes para combater a celulite

  1. Susana Galveias says:

    Salsa…eu meto salsa em tudo, até na sopa.
    Bom Post, gostei, não fazia ideia das propriedades do chá dente de leão…mais um para a lista 🙂 Gracias dear! <3

  2. Cristina Gonçalves says:

    Chá verde, gosto e tomo ás vezes, mas não sabia que ajudava na celulite.Chá de salsa e de dente de leão nunca provei, apesar de usar salsa na comida

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *