Dieta de chás com 3 ervas

É notória  para quem segue o meu blog, esta minha paixão por chás… pois não me canso de falar sobre este assunto. Adoro, consumo todos os dias, quase sempre feito com as respetivas ervas secas e gosto particularmente de fazer algumas misturas.

dossie-chas-5

Podemos, como é claro misturar algumas ervas por forma a potenciar alguns efeitos como a perda de peso e a redução de medidas, ao eliminar a retenção de líquidos. Temos chás de ervas termogénicas, desintoxicantes e diuréticas, e é importante consumir três a quatro chávenas por dia da mistura selecionada  para ver os efeitos pretendidos.

É muito  importante, também, manter uma dieta equilibrada com a  ingestão de poucas calorias para obter melhores resultados, e praticar exercício físico com regularidade.

Para  preparar os chás, fiz  uma lista com algumas  ervas de cada tipo que podem ser misturadas.

Ervas Termogénicas 
As ervas termogênicas possuem efeito queima gordura com a aceleração do metabolismo, ou seja, fazem com que ele funcione mais rapidamente aumentando a queima das calorias e gorduras.

Boldo, carqueja, chá verde, chá branco e chá vermelho, casca de laranja amarga, funcho, hibisco e gengibre, são alguma das ervas com esta ação.

Ervas Desintoxicantes
As ervas desintoxicantes ajudam a capturar, e eliminar por meio da urina, a gordura e as toxinas que sobram do processo metabólico, substâncias que atrapalham o funcionamento do sistema linfático.

Temos como exemplo: Alecrim, camomila, capim-cidreira, cardo-santo, centelha, coentro, dente-de-leão, erva doce, hortelã e salva.

Ervas Diuréticas
Com acção favorecedora do trabalho dos rins na filtragem da linfa, que é o líquido pelo qual as impurezas saem do organismo, as ervas diuréticas facilitam a eliminação das toxinas da urina e combatem o inchaço.

Alfafa, borragem, barba  de milho, cavalinha, quebra-pedra, erva principe e pé de cerejeira, são alguns dos chás que podemos usar para este efeito.

Ervas Calmantes
As ervas calmantes agem no sistema nervoso central, diminuindo a ansiedade, que pode ser responsável pela compulsão por comida.

Temos: Alecrim, hortelã, capim-limão, camomila, jasmim e aniz.

algumas sugestões de misturas que potencializam os efeitos das ervas.

Chá branco com hibisco e cereja

  • Possui acção desintoxicante eliminando gorduras e toxinas, e melhorando o funcionamento do intestino

Chá de dente-de-leão com centelha e alfafa

  • A sua ação é diurética e ajuda a drenar o excesso de líquido, além de eliminar as toxinas.

Chá verde com boldo e cavalinha

  • Com acção termogênica, o chá acelera a queima de gordura, além de auxiliar na limpeza das toxinas.

Chá de carqueja com centelha e cavalinha

  • Diurética, essa bebida melhora o funcionamento do fígado ajudando a diminuir o volume da barriga.

Chá de dente-de-leão com chá verde e hibisco

  • Com acção termogênica, a combinação dessas ervas em chá acelera a queima das gorduras e melhora o metabolismo do açúcar e da gordura, evitando que elas aumentem a cintura.

Todos os chás citados acima devem ser preparados da seguinte forma:

  • Coloque uma colher de sopa de cada uma das ervas – excepto quando houver chá verde, esse deve ser usado em menos quantidade, apenas uma colher de sobremesa – num recipiente.
  • num outro recipiente, coloque um litro de água e leve ao fogo até começar a levantar fervura.
  • De seguida desligue o fogão  e coloque a água sobre as folhas e deixe descansar a mistura tapada por dez minutos… depois é só coar, e consumir sempre nos intervalos das refeições.

 

6 thoughts on “Dieta de chás com 3 ervas

  1. Susana Galveias says:

    Que belo post!!
    Até vou imprimir para ter sempre à mão, para fazer essas misturas…algumas já conheço, como por exemplo Chá branco com hibisco e cereja e Chá verde com boldo e cavalinha, mas os outros não conhecia. Tenho de os experimentar. Eu adoro chá…o ano todo!! Beijos. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *