Benefícios cosméticos do óleo de coco

Definitivamente os óleos estão na moda e trazem enormes benefícios em termos cosméticos, à pele e aos cabelos. Cada vez mais  são usados na composição de diversos produtos, como cremes para rosto e corpo, champoos, mascaras, entre outros.

Eu adoro e estou rendida a óleos para o corpo e cabelo, e desta vez tive a possibilidade de comprar  um frasco de óleo de coco 100% natural, sem qualquer aditivo ou mistura… e cheio de benefícios para a nossa beleza. Pois uma coisa é usar produtos com uma pequena percentagem de um qualquer óleo… outra é ter a possibilidade de ter um óleo 100% puro e virgem.

beneficios-do-oleo-de-coco

Nas minhas férias do mês passado tive a oportunidade de estar num sítio onde se produzia artesanalmente óleo de coco, pois os cocos eram tantos que tudo era aproveitado, para vender aos turistas, e não hesitei em trazer o meu. Na verdade eu detesto coco, não suporto o gosto em alimentos, e o cheiro deixa-me agoniada, mas fiquei surpreendida pois o cheiro deste óleo não é muito forte, é suportável e desaparece passado pouco tempo, para além disso conhecendo os seus benefícios tinha de comprar.

Os poderosos nutrientes do óleo de coco podem proporcionar mais beleza à  pele, cabelo e unhas devido aos vários benefícios deste, pois é riquíssimo em vitaminas E e K. Se possível devemos usar sempre a versão virgem e natural, pois a que é  processada  é comedogénica, o que significa que pode obstruir os poros e acaba por provocar acne, borbulhas  e deixar a  pele ou os cabelos oleosos.

Os benefícios deste óleo são muitos, e vejam como o podemos incluir na nossa rotina e cuidados de beleza:

No cabelo

É ótimo para o tratamento dos cabelos secos e danificados. Pode ser usado puro e quente nos cabelos, deixar atuar durante algum tempo e depois lavar. Podem também acrescentar umas gotas à vossa mascara habitual e fazer a hidratação como de costume. Também é ótimo como leave in, quando os cabelos estão secos… é só espalhar umas gotas e passar pelos cabelos, para o deixar de imediato mais sedoso e não fica oleoso nem pesado se for usado na porção correta.

Anti-idade para a pele 

Um dos principais benefícios cosméticos do óleo de coco é o de evitar e tratar as rugas. Por isso, se não querem ou não podem  gastar dinheiro em cremes para o rosto e o contorno dos olhos, usem um pouco de óleo de coco nas olheiras e linhas finas. Tem uma série de antioxidantes ótimos para suavizar as  rugas enquanto dormimos.

Clarear os dentes 

Sabiam que o óleo de coco pode ajudar a clarear os dentes? Basta mistura-lo com  um pouco de bicarbonato de sódio, e esfregar suavemente nos dentes com uma escova macia… em pouco tempo passam a ter um sorrido mais branco.

Evitar estrias

Ótimo para as  mulheres grávidas, pois é nesta altura que a pele tem mais tendência a ficar com as terríveis estrias que são irreversíveis.

Retirar a   maquilhagem

Excelente para retirar a maquilhagem do rosto. Mesmo aquela que é à prova de água, e a mais resistente não têm qualquer hipótese contra o óleo de coco. Apliquem-no diretamente no rosto com um disco de algodão, e é só ver a maquilhagem a  desaparecer…

Hidratante para cutículas

As   cutículas estão secas e rachadas? A solução pode estar estar no óleo de coco, e nas suas propriedades hidratantes. É só passar um pouco de óleo  todos os dias nas  cutículas (ou mesmo nas mãos todas) e os resultados aparecem de imediato e são duradouros.

Bálsamo labial

O óleo de coco é o remédio ideal para lábios secos, gretados e rachados. Basta passar um pouco nos lábios para os manter  hidratados e sedosos.

Este óleo é mesmo muito bom, e tem mil e uma utilidades, funciona como um óleo seco, que é de imediato absorvido pela pele, deixando-a macia e hidratada… no entanto e como já disse acima, o cheiro incomoda-me um pouco, apesar de desaparecer uns minutos depois. Logo vou dar-lhe mais uso para hidratar o cabelo, ou para usar em  alguma zona do corpo que esteja mais seca, pois andar a cheirar a coco, não é bem para mim, apesar de todos os benefícios que me pode dar…

Para quem gosta do cheiro do coco, e tiver a oportunidade de adquirir este produto, não deixe de o fazer, pois os seus benefícios cosméticos são excelentes.

 

12 thoughts on “Benefícios cosméticos do óleo de coco

  1. Fernanda Souza says:

    Adorei as informações pois sempre utilizo em minha casa óleo de coco.
    Porem aqui tenho outras característica do produto que não conhecia ainda.
    Obrigada
    bjos
    Nanda Oliveira

    • pormenoresblog says:

      Eu já tinha usado há uns anos atrás quando estava de férias no Brasil, e como se vendem frasquinhos na praia, utilizei-o todo no cabelo, pois estava a ficar muito seco. Agora voltei a ter a oportunidade de o comprar puro e não hesitei. Dá sempre jeito 🙂

  2. Susana Galveias says:

    Uau!!! Estou espantada com os benefícios deste óleo.
    Que boa compra tu fizeste. Não fazia ideia de algumas das coisas que se podem fazer com o óleo.

  3. Maria João says:

    Olha eu sou como tu odeio tudo o que cheira a Coco no entanto o óleo de coco não cheira mal!
    Gosto muito para o cabelo!

    Beijinhos grandes

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *