Propriedades do Chá de Erva Príncipe

O frio não tarda aí, e já começa a apetecer uma manta e um chá quente à noite antes de ir para a cama, ou mesmo a qualquer hora do dia, porque chá não tem hora.

o-cha-verde-ajuda-a-retardar-o-envelhecimento1

Eu sou apreciadora do chá de erva-príncipe, cujo nome cientifico é Cymbopogon citratus. É uma  planta  originária da Índia e que para além de servir para fazer chá também é utilizada como legume e especiaria aromática. Um ingrediente usual na cozinha tailandesa por exemplo.

É uma planta fácil de encontrar um pouco por todo o lado e até a podemos cultivar no jardim, ou num vaso na varanda. 

13719730_ewN4W

A erva príncipe possui propriedades bactericidas, desinfectante, calmantes, diurética, anti-depressiva e um aroma fresco de limão. As folhas podem ser cortadas continuamente conforme as necessidades. A infusão (porque é este o nome correto e não chá) com as suas folhas secas ou frescas tem um agradável cheiro a limão.

A infusão da erva-princípe é reconhecida pelas suas propriedades anti-depressivas, pois é um óptimo calmante, e desinfectante. E é também muito recomendada a quem tem problemas urinários. 

 Como preparar o chá

Para fazer o chá, coloquem 4 colheres de sopa de ervas em 1 litro de água a ferver. Coar  e beber 2 a 3 chávenas durante o dia, quente ou frio.

Para sentir os efeitos benéficos da planta devem  beber o chá regularmente.

Como cultivar a planta erva-príncipe

No exterior, a erva-príncipe faz-se uma bonita planta ornamental, extremamente aromática e fácil de cuidar.

Por cá não é costume darem flor…mas no seu ambiente natural sim.

É fácil espalhá-la através de uma divisão do seu caule e raiz, pois estas são pouco profundas, daí ser indicada para plantar num vaso numa varanda ou marquise.

 

5 thoughts on “Propriedades do Chá de Erva Príncipe

  1. Nina Santos says:

    Eu adoro chás e tenho imensa variedade em casa 🙂 esse chá de Erva Príncipe é fabuloso, quem prova o chá de erva-príncipe não esquece mais o sabor desta infusão, além de que ajuda a emagrecer 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *