Proteção solar todo o ano é fundamental!

Apesar de estarmos no Outono e quase e entrar no inverno, não é de todo altura para descurar a proteção solar em zonas expostas como o rosto. É sabido que o sol está mais fraco e já não queima, mas está presente todos os dias… mesmo nos dias nublados ou quando não o vemos.

tl_protetorsolarTorna-se pois fundamental usar proteção solar sempre, todos os dias,  para evitar males futuros como manchas,   envelhecimento da pele, ou problemas ainda mais graves.

Também sabemos que esta questão se começou a levantar com mais afinco há relativamente poucos anos e que antigamente o protetor solar era coisa para usar no verão e só na praia… e   o mesmo que era usado no corpo dava para colocar no rosto.

_DSC1968 (600x397)

Hoje em dia felizmente existe muito mais informação sobre este assunto, e as pessoas já tomaram consciência da importância da proteção solar contra o envelhecimento. Também não há marca de cosméticos que não tenha vários protetores solares especificos para o rosto… com cor, sem cor, mais leve, mais cremoso, mas sempre com índice elevado para uma proteção também elevada e eficaz contra o envelhecimento da pele.

Os raios UV que penetram e prejudicam a nossa pele são  de 2 tipos:  os UVB são os raios solares que no verão provocam o bronzeado e as queimaduras solares, e que para nos protegermos deles utilizamos os protetores… mas mais graves que estes são UVA que existem todo o ano e que são os responsáveis pelo envelhecimento da pele, pelo aparecimento das rugas e das manchas.

Os UVA representam 95% dos UV que atingem a superfície da Terra. Atravessam as nuvens, o vidro e a epiderme e, contrariamente aos UVB, são indolores e penetram na pele em grande profundidade, até às células da derme. Sendo os principais produtores de radicais livres, podem alterar as células a longo prazo e desencadear fotoenvelhecimento, ou seja, modificação da orientação das fibras de elastina e de colagénio, provocando o relaxamento e a perda de firmeza da pele e o aparecimento de rugas.

Os UVB representam 5% dos UV que atingem a Terra. São muito energéticos e mesmo que retidos pelas nuvens e pelo vidro podem penetrar na epiderme. São os responsáveis pelo bronzeado, pelas queimaduras  e escaldões, bem como pelas reacções alérgicas e cancros cutâneos.

Por todas estas  razões, é muito importante proteger a pele todos os dias do ano simultaneamente dos UVA e dos UVB. Se por um lado não podemos viver sem o sol, é também verdade que este é o maior inimigo da nossa pele, no que toca ao envelhecimento… por isso protejam-se todos os dias!

 

2 thoughts on “Proteção solar todo o ano é fundamental!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *