Os 6 melhores chás para emagrecer

Em conjunto com uma alimentação equilibrada e com a prática regular de exercício físico, se tivermos por hábito beber  chá e algumas infusões com propriedades diuréticas ou termogénicas, podemos perder uns quilinhos de forma rápida e ainda limpar  e desintoxicar o nosso organismo.

É por isto e muito mais que os chás são uma enorme ajuda quando nos propomos a perder  peso.

  • Hidratam o organismo e dão uma sensação de saciedade
  • Reduzem a retenção de líquidos  que provoca o inchaço no corpo
  • Ajudam a manter os órgãos a funcionar bem
  • São antioxidantes e aceleram o metabolismo

Existe uma infinidade de ervas e produtos naturais que podemos usar para preparar chás ou infusões, e que dão uma preciosa  ajuda para quem pretende emagrecer ou desinchar. Estes são alguns dos que mais gosto e bebo com regularidade:

CHÁ DE HIBISCO – Emagrece e afina a cintura

Estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regula o intestino e combate a retenção de líquidos. Ou seja, é um aliado e tanto na perda de peso.

Deve  beber-se ao longo do dia cerca de um litro sem esquecer de complementar com a ingestão de água e exercício físico

CHÁ VERDE – Acelera o metabolismo, é antioxidante, e melhora a digestão

Feito a partir da planta Camellia Sinensis, o chá verde possui diversos benefícios para  a nossa saúde, sendo o mais conhecido da perda de peso e aquele que consumo todos os dias. O chá verde  desintoxica, desincha o organismo, acelera o metabolismo, e queima gordura.

 Para obter resultados é necessário beber pelo menos 5 chávenas por dia entre as refeições.

CHÁ VERMELHO – Devorador de gorduras

Tem origem na mesma planta que o chá verde, a Camellia Sinensis, mas com um processo de fermentação diferente, sendo  mesmo o chá mais consumido na China.
É também conhecido como chá Pu-erh e tem propriedades que ajudam a emagrecer e a purificar o organismo. Ele acelera o metabolismo, reduz o colesterol, desincha e desintoxica.
Conhecido como o devorador de gorduras, diminui a fome, pois promove uma sensação de saciedade após o seu consumo.

Não deve ser consumido em excesso, nem á noite, pois pode causar problemas como ansiedade e insónia.

CHÁ DE CAVALINHA – Diurético

Ajuda a desinchar e reduzir a retenção de líquidos em várias zonas do corpo,  como na zona abdominal que costumamos confundir com gordura. Este chá obriga a visitas frequentes à casa de banho para eliminação de líquidos que nos faz sentir mais leves.

É necessário beber 4 a 5 chávenas por dia quer seja  quente ou frio

CHÁ DE ALCACHOFRA – Facilita o emagrecimento e limpa o organismo

O chá de alcachofra dificulta a absorção de gorduras e ajuda a fazer a digestão.  Proporciona a limpeza do organismo, elimina as toxinas, gorduras e líquidos em excesso,  facilitando assim o emagrecimento.

Deve beber-se um litro por dia e para efeitos mais rápidos é importante praticar exercício físico pelo menos 3 vezes por semana para além de seguir uma dieta pobre em calorias.

CHÁ DE GENGIBRE- Termogénico

Este chá é excelente para  emagrecer. Como tem ação termogénica acelera o metabolismo elevando a temperatura do corpo e fazendo com que o organismo gaste mais energia para o digerir, logo gasta mais calorias. Ajuda a queimar gorduras e a reduzir volume corporal.

Deve tomar-se uma chávena entre as refeições evitando tomar à noite

Eu adoro chás e com frequência faço misturas entre eles para potenciar o seu efeito, no entanto não devemos esquecer que só por si não fazem milagres e é muito importante ter cuidado com a alimentação e se possível fazer algum exercício. Também devemos ter em conta que o  consumo exagerado de chá sem orientação médica pode causar hipertensão ou hipotensão arterial, arritmia cardíaca, insónia ou gastrite, e que alguns chás não devem ser consumidos por mulheres grávidas ou a amamentar.  Por isso se tiverem alguma dúvida devem falar com o vosso médico ou nutricionista  antes de começar a consumi-los.

( fotos retiradas da internet )

21 thoughts on “Os 6 melhores chás para emagrecer

  1. Drina Costa says:

    Isto são ótimas notícias: adoro chá e, se me ajudar a perder peso, melhor! Bebo muito chá ao longo do dia (frutos vermelhos, lucia-lima, camomila, funcho…) e noto a pele mais hidratada e senti mudança no peso/retenção de líquidos. Agora tenho de experimentar o de hibisco! ehehe

  2. Carla Rodrigues says:

    Eu ja experimentei o chá de alcachofra que me recomendaram para imagrecer, mas nao aguentei o sabor mesmo muito intenso 🙁 Tenho de experimentar o de hibisco 🙂

  3. fatima goncalves says:

    adoro chás, especialmente no inverno e não consigo beber o mesmo duas vezes seguidas, por isso tenho vários. gengibre, hibisco, verde, cavalinha, lucia lima, cidreira, canela, preto… agora com o frio sabe tão bem <3

  4. Mónica Mil-Homens says:

    Chá de Gengibre já faz parte do quotidiano cá em casa. Para além de adorar o sabor do mesmo, tem sido uma mais valia contra as gripes e afins (eu infelizmente estive bem mal, mas o meu esposo ainda não apanhou nada). Além disso tudo o que me fizer perder umas gordurinhas é muito bem vindo 😉

  5. MARGARIDA MARIA RIBEIRO SERRANO says:

    Gostei de ler este artigo. Já conhecia a maioria dos chás mas fiquei surpreendida com o CHÁ DE HIBISCO .Tenho mesmo de experimentar 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *