Chá de Moringa || Benefícios para a saúde

No inicio deste mês estive de férias em Samaná na Republica Dominicana, e quando vou para fora gosto de conhecer os costumes e alguns produtos  usados e consumidos pelas pessoas que vivem nos sítios onde estou.  Em conversa com um dominicano soube que eles  bebem muito por lá o chá de moringa ( que eu não conhecia ) e que este tem múltiplos benefícios para a nossa saúde. A verdade é que eles gostam tanto de tudo o que vem da árvore da moringa  que lhe chamam a “árvore da vida”.

Como sou consumidora acérrima de chás e infusões, e gosto de experimentar o que não temos muito por cá, fiz questão de trazer de lá um pacote destas ervas  “milagrosas”, pois alguns dos seus benefícios seriam bons para  problemas de saúde que tenho, mas também porque fiquei muito curiosa acerca deste chá.

Como eu já disse não conhecia o chá de moringa, nem sequer tinha ouvido falar desta planta, mas a verdade é que os dominicanos a consomem para  tudo e mais alguma coisa, e acreditam inclusive que ajuda na cura do cancro. A mim o que me interessou mais foi saber que este melhorava a imunidade do organismo pois quem vive com uma doença auto imune como eu, tem sempre muitas complicações associadas.

Benefícios do chá de moringa:
  • Fornece energia ao corpo
  • Baixa os níveis de colesterol ruim e da glicose
  • regulariza a pressão arterial
  • Ajuda o cabelo a crescer mais saudável
  • Ajuda nas digestões difíceis
  • Acelera o metabolismo e promove o emagrecimento
  • Melhora a imunidade do organismo
  • Melhora a memória e a concentração
  • Rejuvenesce a pele
  • Protege os ossos
  • Ajuda no bom funcionamento dos rins e do fígado
  • Tem efeito anti-inflamatório
  • Melhora as articulações
  • Cura gripes

Segundo eles a lista é ainda mais extensa, mas só com estes benefícios conseguiram convencer-me a beber este chá rico em nutrientes e que tem 7 vezes mais vitamina C do que a laranja, 3 vezes mais potássio do que a banana, 4 vezes mais vitamina A do que a cenoura, 4 vezes mais cálcio do que o leite, 3 vezes mais ferro do que o espinafre, e é rica em minerais como  zinco, fosforo e selênio. Para além disso a moringa tem ação antioxidante, combatendo assim os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce.

A árvore da moringa é uma planta tropical de origem indiana e africana mas que podemos encontrar em várias partes do mundo como na América Central. Cá não me parece que seja muito conhecida, mas já pesquisei e podemos encontrar a moringa à venda em Portugal em Xarope, cápsulas e folhas secas para fazer o chá em algumas lojas online.

Assim que cheguei comecei logo a consumir  o meu chá e sinto-me muito bem, no entanto como qualquer outro produto natural, este deve ser consumido com moderação e com aconselhamento médico se surgir alguma dúvida.

A forma de o preparar é muito semelhante a qualquer outro chá em ervas: deixar ferver 0,5 litros de água, desligar o fogo e juntar uma ou 2 colheres de chá de ervas. Tapar e deixar a abafar por 10 minutos, para depois coar e beber quente ou frio. O sabor é muito agradável, e não deve nunca ser adoçado com açúcar.

E por aqui alguém conhecia o chá de moringa e os seus benefícios? E será que eu andava mesmo muito distraída para nunca ter ouvido falar dele??

Beijinhos …. Fernanda ♥♥

36 thoughts on “Chá de Moringa || Benefícios para a saúde

  1. lilianac says:

    Já tinha ouvido falar, mas não conhecia os seus beneficios! Agora fiquei curiosa em experimentar, espero encontrar á venda! Obrigada !!

  2. Susana Gomes says:

    Desconhecia este chá, mas fiquei super curiosa e com vontade de experimentar, pois tem mesmo muitas vantagens para a saúde, obrigada por partilhar. 😉

  3. Maria João Mendes says:

    Nunca bebi desse
    Tb não conhecia lol
    Acho que tb vou procurar no celeiro
    Gostei do li muitoo
    Beijinhos grandes

  4. Ana Paula Realista says:

    Não conhecia este chá e olha que eu sou como tu, uma grande consumidora de chás e adoro quase todo o tipo de chás. Pelos benefícios todos que este chá nos dá com certeza que vale mesmo a pena experimentar, tenho que ver se o encontro á venda por aqui.
    Beijinhos <3

  5. Lili Carmo says:

    Nao gostava de chás mas desde que deixei de fumar bebo e gosto… nao konhecia este mas deve ser bom… mas para mim desde ke acelere o metabolismo ja nao posso beber… gostei da novidade minha joia

  6. Cristina Lima says:

    Olá! O nome não me é estranho, talvez tenha ouvido há muitos anos atrás quando fui à República Dominicana, mas não tenho certeza… De qualquer forma,pareceexcelente 🙂 Bjs

  7. Sónia Carvalho says:

    Somos duas Fernanda, também nunca tinha ouvido falar, desconhecia por completo, mas depois de ler os benefícios fiquei com muita vontade de trazer para casa. Ia ajudar o meu irmão relativamente a alguns problemas de saúde que tem.
    Vou procurar no Celeiro a ver se encontro. Obrigada por partilhares esta informação Fernanda. 🙂

    Beijinhos

  8. Rosa zAraujo says:

    Adorei ler tudo sobre o chá Coringa adoro chá e este tem muitos benefícios que eu desconhecia gostei muito de ficar a saber algo maia acerca do chá!

  9. Rosa Araujo says:

    Não conhecia este chá já aprendi mais alguma coisa sobre uma das bebidas que mais adoro o chá gosto de beber durante todo o ano e no calor fresquinho tirado do frigorífico com hortelã e umas pedras de gelo é maravilhoso e faz bem á saúde

  10. Marta Ribeiro says:

    Boa noite. Não conhecia este chá, mas agora estou curiosa por experimentar, ainda mais depois de ler o seu elucidativo artigo. Obrigado. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *