Conhecido como o “Ouro de Marrocos”, o óleo de argan, é um produto natural extraído do fruto da árvore de Argan Spinosa, que podemos encontrar apenas no Sudeste de Marrocos, e que é uma árvore única em todo o mundo.
Graças ao seu alto teor de vitamina E, polifenóis, e ómega 6 e 9, este óleo, tem um elevado poder antioxidante e anti-idade. Nutre naturalmente a pele, hidratando-a e prevenindo o envelhecimento.
Também é muito usado no cabelo, e talvez seja aqui que as suas propriedades mais se destacam, pois nutre e revitaliza o couro cabeludo e dá brilho natural e suavidade nos fios. O cabelo seco e estragado ganha de facto outra vida.
Em Marrocos qualquer mulher usa o óleo de argan, como cosmético para cuidar do corpo, do rosto e do cabelo.
Devido aos múltiplos benefícios do óleo de argan, tem vindo a crescer nos últimos anos, a comercialização de produtos de cosmética que contêm na sua composição uma pequena percentagem deste óleo, no entanto para se obter os benefícios que este óleo nos oferece, deve usar-se o óleo 100% puro… o original.
Propriedades cosméticas do Óleo de Argan
- Fortalece o cabelo proporcionando brilho e flexibilidade.
- Hidrata o cabelo depois de banho de mar
- Estimula a regeneração e a oxigenação da pele
- Fornece elasticidade á pele
- Hidratação da Pele
- Anti-rugas
- Nutre a fibra capilar
- Promove a renovação celular
- Revitaliza a pele e proporciona bem-estar
- Cicatrizante
- Tratamento de irritação da pele, acne, eczema, estrias de gravidez, queimaduras, psoríase, varicela.
- Neutraliza os radicais livres e protege contra as agressões externas.
- Tratamento de unhas enfraquecidas
Claro que nem sempre é fácil encontrar este óleo na sua versão natural à venda, a não ser que seja mesmo em Marrocos, pois fora do seu país de origem, o risco de não ser 100% natural é muito elevado.
Eu uso este que está na foto acima, e é mesmo o óleo 100% natural, pois comprei-o quando estive em Marrocos, numa farmácia de produtos naturais. De facto só me arrependo de não ter comprado mais uns quantos frascos, pois apesar de render muito e não se estragar, também não sei quando lá voltarei, ou se voltarei…
Eu uso nos cabelos, com alguma frequência, coloco á noite umas gotas bem espalhadas nas palmas das mãos, e passo em todo o comprimento do cabelo. Deixo a atuar toda a noite e de manhã lavo normalmente… o cabelo fica brilhante, sedoso e hidratado.
Também uso no rosto quando sinto necessidade de uma dose extra de hidratação, e a verdade é que a pele fica mesmo muito nutrida e hidratada. Bastam 2 ou 3 gotinhas bem espalhadas no rosto à noite, depois de feita a higiene diária. Rapidamente a pele absorve tudo e não fica nada com aspeto gorduroso… uns minutos depois já se pode passar o creme que se costuma usar habitualmente.
Também é excelente para fortalecer as unhas quebradiças.
É de facto um óleo muito bom e multiusos… se tiverem a oportunidade de o ter, aproveitei-na, pois é um daqueles produtos que devemos ter sempre à mão.
Cada vez fico mais encantada <3 não faço ideia quanto custará, mas tendo em conta os benefícios e a exclusividade do País Marrocos, não deve ser lá muito económico…
Ana, eu comprei mesmo em Marrocos, e por lá todas as mulheres usam, pois tem inúmeros benefícios, e não é muito caro ( aquele frasco com 200 ml custou 20€ ). Por cá existem à venda muitos produtos que têm na sua composição o Argan, mas misturados com outras coisas… e não é o mesmo.
Eu era capaz de ir a Marrocos de novo só para comprar mais 🙂 🙂
mas ir a Marrocos não é para qualquer bolso…. é pena…. tb queria haha