Uma das grandes preocupações actuais ao nível da estética, está relacionada com as manchas escuras que vão surgindo principalmente no nosso rosto, ao longo da vida, e que podem ser interpretadas como falta de cuidados, o que nem sempre é assim. Por mais cuidados que tenhamos, por vezes é inevitável o seu aparecimento, por via do envelhecimento da pele, e também da exposição solar.
Porque aparecem manchas escuras no rosto
Tais manchas devem-se ao excesso de pigmentação natural (melanina). Uma das causas mais comuns é a exposição ao sol, que produz manchas transitórias ou permanentes.
As formas das manchas do rosto (ou de qualquer parte da pele) mais frequentes são as pintas, sinais, sardas e os lentigos (ou manchas de envelhecimento). Ainda que não sejam perigosas para a saúde, muitas pessoas decidem retira-las, sendo um tratamento, portanto, de ordem estética.
Como evitar as manchas na pele
- Proteger-se do sol, de preferência durante todo o ano, mas sobretudo nos meses de Verão. Nunca se expor ao sol sem usar um protetor solar com fator de proteção elevado contra raios UVA e UVB. Usar chapéu e óculos escuros.
- Ter uma dieta saudável e equilibrada: comer muitas frutas e vegetais.
- Beber, pelo menos, 6 copos de água por dia para manter a pele bem hidratada e também o organismo.
- Lavar o rosto e hidratá-lo diariamente. Antes de ir dormir, retirar a maquiagem, limpar com água morna. Pela amanhã, aplicar um bom hidratante.
Tratamentos naturais contra as manchas
- Vinagre de maçã: umedecer o algodão no vinagre de maçã e aplicar todos os dias. Deixar atuar durante 20 minutos e lavar com bastante água.
- Sumo de limão: é um remédio caseiro muito popular para retirar as manchas. No entanto, deve ter-se muito cuidado com a sua aplicação, a qual deve ser sempre feita á noite. Porque quando em contato com o sol pode causar mais manchas, obtendo o efeito contrário ao desejado.
- Água oxigenada: é um branqueador realmente potente (também usado nos dentes). À noite submergir um algodão em água oxigenada (volume 10) e aplicar com toques suaves. O tratamento é de aproximadamente duas semanas, repetindo diariamente. Não esqueçer de lavar o rosto depois de aplicar.
- Camomila: a infusão ou chá de camomila pode ser um bom adstringente ou tônico para clarear a pele. Deve-se usar depois de fazer uma limpeza facial profunda. Deve-se preparar um chá como de costume, deixar arrefecer e embeber o algodão na infusão. Aplicar no rosto. Não é necessário enxaguar, pois seca sozinho.
- Aloe Vera : outro dos infalíveis tratamentos de beleza e utilizado desde o Egito Antigo. Nutre e suaviza a pele. Cortar um talo de babosa (aloe vera) e retirar seu sumo (que parece mais uma geleia). Colocar nas regiões com manchas e deixar a atuar por 30 minutos. Retirar com água em seguida.
Estes são alguns dos exemplos de produtos naturais que nos podem auxiliar na tarefa de clareamento da pele. No entanto é de referir que em çertos casos em que as manchas são mais profundas estes podem não ser tão eficazes, sendo necessário recorrer a tratamentos médicos, para eliminar uma ou outra mancha mais persistente.
nunca associei os sinais a pele com manchas. não sei porque afinal tem toda a lógica. eu gosto dos meus sinais portanto não os quero disfarçados, mas é algo a ter em conta
tenho esse problema 🙁
Infelizmente é o problema de muita gente… e eu convivo com elas há muitos anos.