10 Dicas para cuidar da pele no Inverno

Com a chegada do frio, é hora de alterarmos alguns hábitos e adquirirmos outros, no que toca aos cuidados com a pele de todo o nosso corpo, para que esta se mantenha hidratada e saudável. Frio é sinonimo de clima mais seco, com baixa humidade do ar, logo pele também mais seca.

cuidados-com-a-pele-no-frio

Conheçam algumas dicas para manter uma pele bonita no inverno:

Beber pelo menos 1,5 litros de água por dia. É normal no inverno não sentirmos tanta necessidade de beber água, mas para evitar a desidratação da pele, é importante continuar a fazê-lo.

– Tomar banhos mais rápidos. Quando faz mais frio, as pessoas tendem a passar mais tempo no banho ou duche, e com  a temperatura da água bem mais quente. Isso pode afectar a protecção  natural da pele, e provocar o  ressecamento da pele. Logo sejamos rápidos no banho e se possível com água tépida.

– Usem produtos de limpeza suaves. Optem por produtos de limpeza  não alcalinos (pH entre 5,5 e 5,6) e sem detergente, álcool, perfumes ou agentes antibacterianos.

– Hidratar bem a pele. Devemos usar cremes hidratantes, de preferência logo após o banho. Dar atenção às partes mais ásperas do corpo, como cotovelos, calcanhares e joelhos. Usar também produtos específicos para o rosto. Podemos também usar óleos tanto para o corpo, como para o rosto, que protegem a pele da desidratação, e estão tão na moda.

– Proteção solar. O sol do Outono e do Inverno é muito agradável, mas  não é inofensivo. Nesta época, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pelas queimaduras solares, os raios UVA, principais causadores do envelhecimento cutâneo, continuam fortes. Portanto, apesar de não nos “queimarmos”, o sol danifica a  pele e devemos protegê-la, principalmente a do rosto,  com protectores cujo FPS seja moderado a elevado.

Evitar o ar condicionado. Habitualmente ele é mais usado no verão, mas muitas vezes também o usamos no tempo frio, em casa,  no trabalho ou no carro. Devemos evitar ao máximo o ar condicionado, já que ele rouba a água do corpo e  resseca e pele.

– Manter a humidade do ar. Recorrer a um humidificador para manter o ambiente húmido quando ligamos os aquecimentos.

– Proteger bem os lábios. Aplicar um protector nos lábios antes de  deitar e ao longo do dia. Optar por um cosmético com petrolatum ( vaselina ) ou óleo mineral.

– Não lavar demasiado as mãos. Lavar as mãos apenas o número de vezes que é realmente necessário e aplicar um hidratante sempre depois de o fazer.

– Atenção às extremidades. Mãos,  pés, lábios e nariz são  zonas muito sensíveis ao frio e às alterações climatéricas,  por isso temos de as proteger. Existem vários produtos que podemos usar, pois hoje em dia a oferta é grande e há opções para todos.

Apesar de andarmos com mais roupa do que no verão, e com a pele menos exposta e visível, não devemos nunca descurar os seus cuidados, porque uma pele bem cuidada é sinal de saúde e  é o espelho da nossa juventude.

Beijinhos… Fernanda ♥

8 thoughts on “10 Dicas para cuidar da pele no Inverno

  1. Lili Carmo says:

    Verdade pormenores Sa o pormenores especiais ke devemos ter em atenção nesta altura… confesso ke o frio é mais forte e de Inverno por vezes não faço o ke deveria…
    Gosteiiii do post kerida…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *