Alimentação saudável: Os melhores alimentos para “rejuvenescer”

Uma alimentação equilibrada é meio caminho andado para uma vida mais saudável. No entanto, isto só é possível se apostarmos sempre nos alimentos certos, deixando de lado as comidas industrializadas que, por muito saborosas que sejam, só fazem mal ao nosso organismo.

Por isso, é mais do que conveniente deixar de lado os fritos, os aditivos alimentares, as gorduras más (trans) e qualquer tipo de fast food, e dar prioridade ao que faz bem. Eis uma pequena lista de alimentos muito saudáveis e que devem constar nas vossas refeições:

Frutos secos

Os frutos secos são ricos em gorduras boas (monoinsaturadas), que são compostas pelos ácidos gordos ómega 3 e 6, preventores das doenças do coração. Além disso, combatem a aterosclerose, ajudam a reduzir o colesterol total e o colesterol mau, o LDL, previnem o envelhecimento precoce, regulam a tensão arterial, fortalecem os ossos e são uma das melhores fontes de energia.

Abacate

O abacate é outro alimento rico em boas gorduras, que ajuda especialmente a prevenir doenças cardiovasculares. Tem também muita vitamina E e vitaminas do complexo B, que, aliadas aos seus óleos essenciais, tornam a pele mais hidratada e o cabelo mais macio e brilhante. O abacate retarda também envelhecimento da pele, ajudando a adiar o aparecimento das linhas de expressão e das rugas na cara.

Vegetais/legumes

Já todos sabemos que os vegetais e os legumes são muito importantes para o bom funcionamento dos nossos intestinos, devido à sua grande fonte de fibra. Porém, são também providos de múltiplas vitaminas, algumas antioxidantes, e, mais uma vez, pertencem ao grupo de alimentos que retardam o envelhecimento do corpo – ajudam a que mantenhamos o nosso peso corporal sempre baixo e ainda limpam as toxinas que temos no organismo.

Tomate

O tomate é considerado o alimento multifunções: combate o nervosismo, auxilia a visão, previne o aparecimento de doenças do coração e mantém os vasos sanguíneos saudáveis. O tomate contém ainda um dos antioxidantes mais importantes, o licopeno, que, para além de dar a cor ao fruto, fortalece as paredes das nossas células – combatendo a degeneração celular, que provoca o envelhecimento do corpo. Mas não fica por aqui: este fruto elimina também as toxinas do nosso organismo e aumenta as suas defesas.

Água

A água é o alimento mais essencial de todos, tanto mais não seja, porque mais de metade do nosso corpo é composto por ela. A sua principal função é o seu grande poder de hidratação e de limpeza de impurezas, tanto na pele, como em todo o organismo. Beber água é também fundamental para o bom funcionamento dos órgãos e para tornar mais fluida a corrente sanguínea. Pelo menos, 1,5l de água deve ser ingerido todos os dias.

O nosso corpo é o nosso templo, por isso, cuidem de vocês e da vossa saúde, e aliem sempre a boa alimentação à prática de exercício físico. Caso não gostem de ginásios, têm sempre a possibilidade de optarem por um treino personalizado com um personal trainer, que vos ajuda a atingir os objectivos e ainda vos dá umas boas dicas de alimentação!

Fonte da imagem: Pinterest

5 thoughts on “Alimentação saudável: Os melhores alimentos para “rejuvenescer”

  1. Lili Carmo says:

    Ke post bommmm, informacoes fantastikas ke dao sempre jeito saber…
    Ha sempre koisas ke aprendemos todos os dias… Parabens minha Joia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *