Manchas de pigmentação || como tratar!

Com o fim das férias e o Verão a terminar vai começar para muita gente a luta contra as manchas de pigmentação, que teimosamente dão o seu ar da graça sempre que nos expomos mais ao sol. Como este é um tema que me é particularmente familiar, e mesmo que tenha hoje em dia muito mais cuidado com a minha pele durante todo o ano do que tinha antigamente, no verão não me livro de ter algumas manchinhas mais visíveis no rosto.

manchas
( Foto retirada da Internet )

Felizmente para mim e para quem sofre deste problema temos hoje à nossa disposição cada vez mais e melhores tratamentos estéticos, cosméticos e sobretudo muita informação sobre o que fazer para evitar que as manchas apareçam ou para as tratar e atenuar.

As manchas de pigmentação podem ter diversas causas, sendo as mais comuns:

  • Exposição excessiva e continua ao sol sem proteção solar
  • predisposição genética
  • alterações ou problemas hormonais
  • uso indevido de cosméticos com ingredientes fotossensíveis
  • toma de alguns medicamentos
  • envelhecimento natural da pele
  • gravidez

O primeiro passo para evitar o seu aparecimento, é usar desde cedo e todos os dias do ano, protetor solar especifico para o rosto com indíce elevado contra os raios UVB e UVA. Se os primeiros provocam o bronzeado e as queimaduras solares durante o verão, os UVA são os mais perigosos pois penetram mais profundamente na pele até à derme, estão presentes durante todo o ano, e são os responsáveis pelo envelhecimento da pele, nomeadamente pelo aparecimento das manchas.

Depois de instaladas no rosto, estas são difíceis de remover e para além de ser um processo por vezes moroso, deve ser feito com tratamentos e produtos adequados, com disciplina, persistência e sem desistir ao fim de uns dias pois os resultados não são imediatos. Na grande maioria dos casos este processo deve ser feito no Outono/Inverno quando o sol está menos intenso pois muitos dos produtos anti manchas têm na sua composição ingredientes fotossensíveis, que se usados no verão podem ter o efeito contrário ao desejado. E claro nunca deixar de aplicar o protetor solar!

Atualmente já consigo controlar este problema e evitar ter manchas difíceis de eliminar pois para além de nunca descurar no uso de protetor solar, a partir do outono começo a usar cosméticos com ingredientes específicos para clarear e uniformizar o tom da pele.

manchas

Loções de limpeza, esfoliantes e tónicos antimanchas, seruns para corrigir o tom da pele, máscaras e cremes despigmentantes, há muito por onde escolher na Notino.pt e por isso já não há desculpa para não ter uma pele uniforme, iluminada e hidratada.

Mas caso não seja possível eliminar algumas manchas apenas com recurso a cosméticos, uma ida ao médico dermatologista e alguns tratamentos de estética são sempre boas opções, para evitar gastar dinheiro em produtos que não resolvem o problema.

Beijinhos… Fernanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *