Antitranspirantes e Desodorizantes || Diferenças

Aplicar antitranspirantes e desodorizantes nas axilas é uma das práticas diárias mais comuns por se tratar de produtos que toda a gente usa … ou então deveria usar! Mas será que sabemos as diferenças entre ambos e os estamos a utilizar de forma correta?

Ora vejamos:

antitranspirantes e desodorizantes
Foto retirada da Internet

Quer seja no Verão ou no Inverno é importante manter o nosso suor controlado e evitar ou eliminar os cheiros corporais indesejáveis ao longo do dia. O calor, o stress, a ingestão de alguns alimentos, ou até problemas de saúde ou hormonais podem ser responsáveis por um aumento de transpiração nas axilas e como consequência de um cheiro corporal desagradável. E ao contrário do que é normal pensarmos, o odor corporal não é causado pelo suor mas sim por bactérias que existem na pele e que dão cheiro à transpiração.

Para não passarmos por situações embaraçosas por conta de suor excessivo, não só pelo odor mas também pelas manchas que ficam na roupa, podemos e devemos usar antitranspirantes e desodorizantes, 2 produtos distintos que se usam de forma diferente e com diferentes fins:

Antitranspirante – Tem como finalidade bloquear temporariamente os canais sudoríparas para reduzir a quantidade de transpiração produzida. Deve sempre ser colocado nas axilas à noite e antes de nos deitarmos, para o produto ter tempo de atuar e fazer o efeito que desejamos durante o dia, que é precisamente evitar a transpiração. Se usado durante o dia, este produto não fará o mesmo efeito pois é rapidamente eliminado pelo suor.

Desodorizante – Tem como finalidade mascarar o cheiro da transpiração com o seu perfume, reduzindo ainda a flora bacteriana responsável pelos maus odores com as substâncias presentes na sua composição. Deve ser aplicado sempre que sentirmos necessidade ao longo do dia.

Caso não sofram muito com problemas de transpiração, a aplicação de um desodorizante é o suficiente para que ao longo do dia não sintam qualquer odor incomodativo. No entanto se o vosso problema é mesmo o excesso de suor acompanhado de mau odor, a melhor opção passa pelo uso de antitranspirantes para que se sintam mais frescos e mais confiantes durante o dia. De salientar ainda que a maioria dos antitranspirantes também são desodorizantes pois deixam um perfume discreto.

antitranspirantes e desodorizantes
Antitranspirantes

Felizmente, como nunca tive problemas de suor excessivo nem maus odores usei sempre apenas desodorizantes, no entanto e como moro numa zona que facilmente no verão atinge temperaturas muito elevadas, resolvi começar a aplicar antitranspirante à noite, apenas nesses períodos mais quentes, para evitar a humidade que inevitavelmente as axilas produzem, e a verdade é que me sinto muito mais fresca e limpa durante o dia.

Qualquer que seja a vossa escolha, podem optar por produtos em creme, stick, roll-on ou spray, e na Notino.pt são muitas as marcas e variedade de antitranspirantes e desodorizantes que podem comprar e que vos garantem frescura ao longo de todo o dia.

Beijinhos… Fernanda

One thought on “Antitranspirantes e Desodorizantes || Diferenças

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *