Chá de Centelha Asiática || Benefícios

Para quem pretende reduzir a celulite, emagrecer e até mesmo melhorar a firmeza da pele, tomar regularmente chá de centelha asiática aliada a uma alimentação equilibrada e a um estilo de vida saudável é sem dúvida uma ajuda preciosa. Mas a mais valia do uso desta planta milenar não se fica por aqui pois os seus benefícios para a saúde são muitos e variados!

centelha asiática beneficios

A centelha asiática é uma planta medicinal usada no oriente há milhares de anos para combater problemas circulatórios, melhorar funções cerebrais, combater a ansiedade, e até mesmo tratar problemas de pele. Cá pelo ocidente o seu uso focou-se mais na redução da celulite por ajudar a melhorar a circulação sanguínea e reduzir a inflamação originada por esta, mas entretanto como tem tantos benefícios passou a ser utilizada até em produtos cosméticos para combater os efeitos do envelhecimento.

A centelha asiática pode ser consumida em chá preparado com as folhas secas ou em cápsulas, e como eu não dispenso o consumo dos mais variados chás e infusões ao longo do dia, foi mesmo desta forma que esta planta entrou nos meus hábitos de consumo.

Ajuda a eliminar a celulite

Ajuda a reduzir a celulite com a sua ação anti inflamatória e estimulante da circulação sanguínea, enquanto diminui a retenção de líquidos entre a derme e a epiderme.

Ajuda a perder peso

A centelha asiática auxilia no processo de emagrecimento devido ao seu efeito drenante. Tem ação diurética, ajuda a combater a retenção de líquidos e ainda favorece o funcionamento dos rins. Por outro lado ao diminuir a celulite, diminui também a inflamação dos nódulos de gordura reduzindo peso e o volume corporal.

Melhora a pele e evita o seu envelhecimento

O consumo de centelha asiática aumenta a produção de colagénio, melhorando o aspeto e a juventude da pele. Retarda o aparecimento de rugas e linhas de expressão, aumenta a firmeza e previne a flacidez provocada pelo emagrecimento.

Melhora a circulação sanguínea e reduz pressão arterial

Fortalece as veias e melhora a circulação do sangue evitando inchaços, insuficiência venosa e varizes. Ao favorecer o fluxo sanguíneo ainda ajuda a reduzir a pressão arterial.

Diminui a ansiedade e estimula as funções cognitivas

Reduz a ansiedade e o stress, controla o apetite, e ainda melhora a memória e a concentração. Também é uma forte aliada em quadros de fadiga crónica e depressão ajudando mesmo a dormir melhor.

Ação cicatrizante

O consumo desta planta acelera a cicatrização dos tecidos e evita a formação de marcas e cicatrizes profundas como quelóides, devido ao aumento do fluxo sanguíneo e à produção de colagénio na pele.

chá centelha asiática

Utilizada em chá ou infusão, pode ser usada só ou misturada com outras ervas e assim potenciar o seu efeito drenante, anti-inflamatório, ou mesmo de emagrecimento. A maior parte das vezes uso-a sozinha mas gosto muito de a misturar, com cavalinha e gengibre para potenciar o efeito que pretendo.

Preparação:

O chá de centelha asiática é muito fácil de preparar, bastando para isso, ferver um litro de água, e depois de desligar o fogão, misturar duas colheres de sopa de ervas, tapar e deixar durante cerca de 10 minutos. Depois é só coar, colocar num jarro e ir bebendo ao longo do dia sempre entre as refeições e sem qualquer tipo de açucar ou adoçante.

Os seus benefícios para melhorar a circulação, eliminar a celulite e perder peso estão comprovados, mas como disse acima isto só acontece se em conjunto tivermos uma alimentação saudável e mexermos o corpinho, caso contrário apenas vamos sentir o seu efeito drenante.

A centelha asiática é uma planta segura quando consumida com moderação, no entanto deve ser evitada por diabéticos, por quem tem problemas de fígado e por mulheres grávidas. De qualquer forma deve imperar o bom senso e por isso é sempre recomendável falar com o médico sobre o seu consumo, pois como bem sabemos, nem sempre o que é natural é seguro para toda a gente!

Beijinhos… Fernanda

( Fotos retiradas da Internet )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *