Com propriedades altamente hidratantes e nutritivas, o óleo de amêndoas é um dos óleos vegetais mais usados em produtos cosméticos para a pele e para o cabelo, mas é também um dos óleos mais usados no seu estado puro. Por ser tão versátil e eficaz, há anos e anos que o tenho sempre em casa e que o uso assim que sinto necessidade de uma hidratação extra, com excelentes resultados.

O óleo de amêndoas é rico em vitaminas, minerais e mais uma série de nutrientes importantes, o que faz dele um dos produtos naturais com mais benefícios para a beleza e saúde da pele e cabelo. É sem duvida aquele produto multiusos que devemos ter sempre por perto para aplicar na pele do rosto e corpo, no cabelo e ainda na pele delicada do bebé. Usado puro ou misturado com outros produtos de beleza ou cosméticos, o seu objectivo é mesmo nutrir e hidratar.

Benefícios para os cabelos
- Hidrata profundamente o cabelo e recupera os fios danificados e as pontas secas.
- Devolve o brilho aos cabelos e deixa-os mais macios.
- Reduz o frizz dos cabelos e ajuda a definir os caracóis a quem os tem.
Em cabelo com pontas secas e estragadas deve ser usado puro, mecha por mecha uma ou duas vezes por semana, para recuperar e hidratar os fios danificados. Como manutenção da hidratação ou em cabelo pouco danificado, podemos juntar umas gotas de óleo na máscara ou no condicionador e usar estes como de costume.
Benefícios para a pele
- Hidrata a pele do corpo e rosto.
- Pode ser usado como substituto do creme de noite em peles muito secas ou desidratadas.
- Tem ação calmante na pele irritada, sensível, com eczema ou psoríase.
- Previne o aparecimento de estrias ao melhorar a elasticidade da pele.
- Remove e derrete facilmente a maquilhagem.
- Hidrata as cutículas.
- Pode ser usado em massagens corporais.
No corpo e no rosto pode ser usado puro nas peles mais secas ou irritadas, ou misturado com os nossos habituais cremes hidratantes para aumentar o seu poder emoliente e reter a água na pele. É ainda um excelente aliado da pele para prevenir o aparecimento de estrias durante a gravidez.

O óleo de amêndoas é bastante emoliente por isso deve ser aplicado na pele com alguma contenção e de preferência à noite em movimentos circulares até ser absorvido. Rende bastante pois bastam poucas gotas para o efeito que pretendemos e é muito fácil encontrá-lo à venda nas mais diversas marcas… não deixem de experimentar!
Beijinhos… Fernanda