Retinol || Benefícios antienvelhecimento para a pele

Retinol, o potente ingrediente antienvelhecimento que melhora a aparência geral da pele. São tantos os seus benefícios que faz dele um dos melhores cuidados que podemos dar à nossa pele para retardar ou reverter os sinais de envelhecimento e ostentar uma pele bonita, bem cuidada e com aspeto jovem. Ora vejam:

retinol

O retinol começou por ser usado no tratamento do acne mas depressa mostrou enormes benefícios no tratamento dos sinais de envelhecimento da pele, estando atualmente presente em muitos dos melhores cosméticos anti-idade. Em cremes, seruns, óleos ou cápsulas individuais, este é sem duvida um dos melhores e mais eficazes ativos anti-envelhecimento com resultados visíveis e comprovados para tratar, reverter ou retardar o envelhecimento da pele.

Trata-se de um derivado da vitamina A que atua como antioxidante forte, auxilia na renovação celular devido à sua capacidade de esfoliação e ainda promove a produção de colagénio para reforçar a estrutura da pele.

Os seus benefícios são muitos e aqui vou enumerar aqueles que para mim são os mais importantes:

  • Melhora a aparência geral da pele
  • Promove a renovação celular pela ação da esfoliação
  • Reafirma a pele e melhora a sua textura
  • Reduz manchas de pigmentação, cicatrizes, marcas de acne e outras imperfeições
  • Atenua rugas e rídulas
  • Reduz a oleosidade em excesso e ajuda a fechar os poros
  • Aumenta a luminosidade da pele

Trata-se de um ativo muito potente e que mais ou menos concentrado, deve ser introduzido com algum cuidado na rotina de cuidados da pele para não a sensibilizar ou irritar, isto no caso de pessoas com maior sensibilidade. Para quem nunca usou produtos com retinol deve começar por o aplicar 2 vezes por semana, passando depois para dias alternados e por fim aplica-lo todos os dias.

No entanto e sendo este um ativo fotossensível deve ser aplicado sempre à noite e de preferência durante o Outono e Inverno para evitar qualquer exposição ao sol mais intenso do Verão. Claro que isto depende da concentração de retinol que se encontra no produto, mas nunca é demais ter este cuidado.

Durante a sua aplicação é normal a pele ficar mais seca e até mesmo descamar um pouco no inicio, daí ser muito importante reforçar a ingestão de água e aplicar sempre cremes bastante hidratantes, logo de seguida e também na rotina da manhã.

Por fim, e não menos importante, é que devemos sempre, mas mesmo sempre aplicar protetor solar de índice nunca inferior a 30 todas as manhas depois de lavar bem o rosto e de o hidratar, para evitar que em contacto com os raios UV a pele fique manchada ou sensibilizada.

Abaixo encontramos alguns dos cosméticos com Retinol que podemos comprar na Notino.pt para começar a cuidar da pele agora que o verão já acabou… deslizem as setas e vejam algumas sugestões:

Parece um ingrediente complicado mas não é, e se tivermos estes cuidados básicos os resultados falam por si e são visíveis em pouco tempo. A pele fica incrivelmente mais uniforme, mais lisa, mais luminosa e com aspeto mais jovem. Eu uso-o há vários anos, em concentrações por vezes elevadas, e agora que entramos no Outono já me estou a preparar para o voltar a introduzir na minha rotina da noite para uniformizar o tom da pele, eliminar algumas manchinhas que apareceram no Verão e reforçar a firmeza da minha pele.

São muitas e cada vez mais as marcas que disponibilizam cosméticos com Retinol, mais ou menos concentrados, com diferentes texturas, mas todos eles seguros para usar em casa se seguirmos as regras básicas indicadas acima.

Eu sou fã e vou recomeçar em breve a sua aplicação!

Beijinhos … Fernanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *